Aluno de Medicina da Cidade de Caraúbas cola grau em solenidade realizada pela UERN de Mossoró - Icém Caraúbas Aluno de Medicina da Cidade de Caraúbas cola grau em solenidade realizada pela UERN de Mossoró - Icém Caraúbas
" });
  • ULTIMAS

    Aluno de Medicina da Cidade de Caraúbas cola grau em solenidade realizada pela UERN de Mossoró

    Aluno de Medicina da Cidade de Caraúbas cola grau em solenidade realizada pela UERN de Mossoró
    Colação de grau extraordinária ocorreu nesta sexta-feira - Foto: Wilson Moreno

    Numa cerimônia emocionante, quatro estudantes do curso de Medicina da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) colaram grau em solenidade extraordinária, realizada nesta sexta-feira, 23, presidida pela vice-reitora Fátima Raquel Rosado Morais. Eles solicitaram a antecipação para concorrerem ao programa do governo federal Mais Médicos.

    Com a presença de familiares, parentes e amigos dos graduandos, a solenidade marcou o fechamento de um ciclo para Tiago Diniz Gurgel, Caionara Angélica da Silva, Thaísa Állya Almeida e Sousa e João Paulo de Freitas. O momento também marca o início de uma nova etapa, uma vez que os concluintes foram aprovados em um concurso público na cidade de Santana do Matos.

    Mais do que as formalidades da cerimônia, o que se presenciou na Sala dos Conselhos, da Reitoria da UERN, foi o ápice de quatro histórias de determinação, superação e conquistas, de estudantes oriundos de escola pública.

    Ana Maria Gurgel (Mãe) Diniz Gurgele (Formando) Manoel Diniz Neto (Pai) - Foto: Aquivi pessoal da família

    Tiago Diniz Gurgel, natural de Caraúbas, compartilha do sentimento de ter realizado um sonho com a formatura em Medicina. “A UERN oportunizou a concretização deste desejo. Se não fosse a Universidade, seria bem mais difícil esse momento acontecer”.

    Filho de agricultores, Ana Maria Gurgel e Manoel Diniz Neto. Sempre estudou em escolas públicas! Sempre teve o sonho de ser médico (desde pequeno), e passou por outros dois cursos antes de se tomar médico. Seu primeiro curso foi Geografia, quando estava prestes a concluir, passou para Enfermagem no Campos de Pau Dos Ferros, no ano de conclusão do curso de enfermagem, consegui ingressão no curso de Médica na UERN. Assim abdicou nesses longos anos de mais de oito anos (entre os cursos de Geografia e Enfermagem) para concluir finalmente o seu tão sonhado diploma.

    Os outros três formandos:

    Caionara Angélica da Silva dedicou o diploma à sua mãe - Foto: Wilson Moreno

    Durante a solenidade, Caionara Angélica da Silva dedicou o diploma à sua mãe Teresinha Angélica da Silva. “Foi ela quem me inspirou a fazer Medicina”, declarou a graduanda. Desde que perdeu o pai, aos seis anos, Caionara Angélica tem na mãe o seu espelho de força, dedicação e de amor ao próximo.

    Agricultora, Teresinha Angélica da Silva criou sozinha três filhos com o trabalho na terra, na cidade de Baraúna. “Já moramos na zona rural de Baixa Verde, na localidade Jucuri e hoje moro em Baraúna. Caionara Angélica veio para Mossoró por causa da faculdade. Sempre tive fé em Deus que veria minha filha formada em Medicina. Para mim, é um orgulho vê-la formada hoje”, declara.

    Caionara Angélica já se prepara para o novo caminho a trilhar. “Quero trabalhar antes de fazer residência e me identifico com a atenção básica. Por isso, desejo voltar ao interior, inscrevendo-me no programa Mais Médicos”, declara. Com a atitude, ela pretende ganhar experiência e ajudar a quem mais precisa.

    Thaísa Állya teve inspiração da família na escolha da Universidade

    A graduanda Thaísa Állya Almeida, natural de Antônio Martins, também teve inspiração da família, tanto na escolha do curso, quanto na escolha da Universidade. Seus pais são egressos da UERN. E os seus irmãos, um é formado e outro é universitário. “Somos a família UERN”, brinca. “Sou formada em Pedagogia e História, meu esposo é formado em Matemática. Temos um filho formado em Direito e outro cursando Ciência da Computação. Agora, temos Thaísa formada em Medicina. É uma alegria muito grande”, declara Francineide Mesquita, mãe da graduanda.

    A avó de Thaísa, a agricultora Maria de Lurdes, acompanhou com emoção toda a solenidade. “Estou me segurando para não chorar”, diz ao comentar das gerações de sua família que tiveram e terão suas vidas transformadas por meio da UERN. “Se não fosse a UERN, acho que não teria uma filha e netos formados, pois não teríamos condições de pagar uma faculdade particular”, declara.

    João Paulo destaca que a UERN oportunizou a realização de um sonho

    O papel transformador da UERN também é enaltecido pelo graduando João Paulo de Freitas. Natural de Governador Dix-sept Rosado, ele destaca que a Universidade oportunizou a realização de um sonho. Sua mãe Francisca de Assis, que é vendedora no referido município, externa a satisfação de ver o filho formado. “Se não fosse a UERN, esse momento não seria possível”, declara.

    Para a Profª. Esp. Cristianny Cardoso de Souza, chefe do departamento do curso de Medicina, este é um momento de bastante satisfação. “Todos os graduandos foram aprovados em um concurso e preparam-se para atuar em um programa de extrema importância para o País. É uma alegria imensa vê-los iniciar esta nova caminhada”, diz.

    A vice-reitora Fátima Raquel enfatizou a emoção da solenidade. “Toda colação é um momento de esperança e felicidade. É uma porta que se abre. Passa um filme na nossa cabeça do que a UERN representa para nós. A UERN é a nossa universidade, ela oportuniza a todos o acesso ao ensino superior público, gratuito e de qualidade”, frisa.

    Os quatro novos médicos, todos vindos do interior, oriundos de escola pública e aprovados no concurso de Santana do Matos, também compartilham em suas histórias do desejo de voltar para o interior para colocar seus conhecimentos e seus trabalhos à disposição de quem mais precisa.




    Clínica Martônio Fernandes com excelente atendimento em Caraúbas


    A Assistência Familiar São Luiz e Clínica Martonio Fernandes, oferecem atendimento médico em diversas especialidades e conta com excelentes médicos.




    Acompanhe nossas novidades também no Facebook. Clique para curtir nossa fan Page

    • Blogger Comments
    • Facebook Comments

    0 ► Envie seu comentário:

    Item Reviewed: Aluno de Medicina da Cidade de Caraúbas cola grau em solenidade realizada pela UERN de Mossoró Rating: 5 Reviewed By: Gidel de Morais

    Seguidores

    Scroll to Top