Governo inaugura sistema de abastecimento de água na zona rural de Caraúbas e realiza sonho de cerca de mil pessoas - Icém Caraúbas Governo inaugura sistema de abastecimento de água na zona rural de Caraúbas e realiza sonho de cerca de mil pessoas - Icém Caraúbas
" });
  • ULTIMAS

    Governo inaugura sistema de abastecimento de água na zona rural de Caraúbas e realiza sonho de cerca de mil pessoas

    ICÉM CARAÚBAS | GIDEL DE MORAIS | 29 DE AGOSTO DE 2018 -00:09HS



    Uma luta do prefeito, Juninho Alves, junto ao governo do Estado, foi concretizada na tarde desta terça-feira (28), com a inauguração do sistema de abastecimento de água, trazendo dignidade em forma de acesso à água para as comunidades de Língua de Vaca, Pedrês e a do Assentamento de Ursulina, na zona rural de Caraúbas. As Obras são investimentos do Estado com recursos do acordo de empréstimo com o Banco Mundial.

    O Estado do Rio Grande do Norte entrega esses sistemas - que vêm para promover o acesso à água a quase 200 famílias, sendo cerca de mil pessoas -, possibilitado através do Acordo de Empréstimo com o Banco Mundial, quando foram perfurados poços tubulares, construídas caixas d’águas elevadas, mini adutoras com ramais até as residências, melhorando a qualidade de vida e mais, possibilitando sonhos e levando esperança.


    Segundo o vice-prefeito, Paulo Brasil, a gestão municipal tem o compromisso com a população e lutou pela viabilização do abastecimento de água junto ao governo Robinson Faria. "Com a chegada da água nas torneiras essas comunidades terão uma vida mais digna, afinal, água é vida e nossa ação teve um fator importante para que essa conquista fosse possível, através dos esforços do prefeito Juninho Alves que incansavelmente lutou junto ao governo do Estado para que o sonho de mais de 200 famílias se tornasse realidade", destacou.


    O prefeito Juninho Alves em seu discurso afirmou que o abastecimento de água naquelas localidades representa o desenvolvimento que estava esquecido por vários anos. “É muito bom saber que é possível o cidadão das comunidades de Língua de Vaca, Pedrês e do Assentamento de Ursulina, contar com o abastecimento de água em sua própria residência. É o progresso chegando, uma ação relevante do governo do Estado em respeito ao homem do campo. A lata d’água na cabeça é coisa do passado, estou muito feliz de nossa administração ter lutado para trazer esse benefício para esse povo trabalhador", disse.


    “Hoje posso dizer que é o dia mais feliz de minha vida. Porque, além de estarem nos trazendo esse bem tão precioso que é a água em nossas torneiras e chuveiros, algo que eu sonhava há 17 anos desde que cheguei aqui, também nos entregaram a nossa cozinha industrial nalizada. Agora, nós do grupo de mulheres aqui de Ursulina, vamos gerar renda e - se Deus permitir - empregos”, disse emocionada, Maria Dilvânia, secretária da Associação de Ursulina e diretora do grupo de mulheres da mesma.

    Com esse sistema, além de proporcionar a entrega de água de qualidade para consumo humano, de promover o empreendedorismo, possibilitará a criação de quintais produtivos, estimulando dessa forma o trabalho no seio da família, tentando envolver as mulheres e jovens, além de promover o fortalecimento das ações comunitárias e do associativismo, envolvendo de forma participativa toda a comunidade.


    “O Estado do RN visando o Desenvolvimento Regional Sustentável, busca a diminuição do êxodo rural, especialmente dos jovens, de maneira a comercializar o excedente para fortalecimento das ações comunitárias e do associativismo, gerando emprego e renda na comunidade e valorizando o trabalho de tantas mulheres”, disse o secretário da Sethas e coordenador do Governo Cidadão, Vagner Araújo.

    “É uma grande alegria poder presenciar momento tão importante para essas comunidades de Caraúbas, que tinham tão somente no corte da palha de Carnaúba e nas atividades agrícolas, sua subsistência, pois mesmo havendo poços e cisternas próximos a essas comunidades, não havia uma entrega suciente e de qualidade da água, e hoje elas receberam um novo sistema de abastecimento de água completo, uma realidade que há muitos anos todas pessoas esperavam”, comentou a secretária da Casa Civil, Tatiana Mendes Cunha.


    Cada um desses sistemas será administrado coletivamente pelas famílias beneficiárias, e a gestão estabelecida por cada uma das associações, de modo organizado e distribuído entre seus membros, que por sua vez serão nomeados em assembleia.

    Visitas 
    O secretário da Sethas e coordenador do Governo Cidadão, Vagner Araújo, acompanhado da secretária da Casa Civil, Tatiana Mendes Cunha, ainda visitou nesta terça-feira (28), as obras das Centrais do Cidadão de Apodi e Caraúbas que estão com 80% e 60% concluídas, e da Escola Assentamento 1° de Maio que, assim como as centrais, deve ser entregue este ano.



    A MELHOR DROGARIA DA CIDADE


    DROGARIA WILSON: "UMA FARMÁCIA EM QUE SUA SAÚDE ESTÁ EM PRIMEIRO LUGAR".

    Servindo o melhor para você - medicamentos e perfumaria em geral aceitamos cartões de débito e crédito. Organização Dodora Oliveira Tel.: 3337-2264.





    Acompanhe nossas novidades também no Facebook. Clique para curtir nossa fan Page



    • Blogger Comments
    • Facebook Comments

    0 ► Envie seu comentário:

    Item Reviewed: Governo inaugura sistema de abastecimento de água na zona rural de Caraúbas e realiza sonho de cerca de mil pessoas Rating: 5 Reviewed By: Gidel de Morais

    Seguidores

    Scroll to Top