• ULTIMAS

    Sesap realiza capacitação em tuberculose para médicos e enfermeiros de Mossoró e região

    ICÉM CARAÚBAS | GIDEL DE MORAIS | 6 DE MAIO DE 2018 - 017:45HS


    Por Abdias Duque de Abrantes

    Com o objetivo de garantir um controle da tuberculose no RN, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), por meio do Programa Estadual  de Controle da Tuberculose, realiza  de 9 a 11 de maio no auditório da II Unidade Regional de Saúde Pública (II Ursap), com sede em Mossoró-RN, uma Capacitação em Manejo Clínico da Tuberculose para médicos, enfermeiros e  coordenadores municipais do Programa de Tuberculose. 
    As melhores empresas da região anunciam
    no site Icém Caraúbas

    Ministrarão a capacitação a coordenadora estadual do Programa de Controle da Tuberculose, Valéria Nepomuceno e bioquímica do Laboratório Central Dr. Almino Fernandes (LACEN), Zélia Guedes Almeida. São responsáveis pelo Programa Regional de Controle da Tuberculose na II Ursap, Fátima Dias e Marcilene Santana. 

    “As principais dificuldades referentes ao enfrentamento da tuberculose são o diagnóstico tardio e o tratamento inadequado, que contribuem com a disseminação do agravo e com a ocorrência de casos extensivamente resistentes (quando o paciente não responde ao tratamento realizado)”, disse Valéria Nepomuceno. 

    No dia 09 a capacitação será apenas para médicos e enfermeiros do município de Mossoró. No dia 10 o evento será direcionado para enfermeiros e coordenadores do Programa dos municípios da 2ª e 8ª Regiões de Saúde e no dia 11 haverá uma reunião  para questões relacionadas ao Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN). São esperadas 140  pessoas para o evento. 

    A tuberculose é uma doença de notificação compulsória conforme estabelece a Portaria  do Ministério da Saúde  nº 204, de 17 de fevereiro de 2016 que define a Lista Nacional de Notificação Compulsória de doenças, agravos e eventos de saúde pública nos serviços de saúde públicos e privados em todo o território nacional.
    Tuberculose

    A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível que afeta prioritariamente os pulmões, embora possa acometer outros órgãos e sistemas. No Brasil, a doença é um sério problema da saúde pública, com profundas raízes sociais. A cada ano, são notificados aproximadamente 70 mil casos novos e ocorrem cerca de 4,5 mil mortes em decorrência da tuberculose. Globalmente, cerca de 10 milhões de pessoas adoecem por tuberculose, levando mais de um milhão de pessoas a óbito, anualmente. O surgimento da aids e o aparecimento de focos de tuberculose resistente aos medicamentos agravam ainda mais esse cenário. O principal reservatório da tuberculose é o ser humano. Outros possíveis reservatórios são gado bovino, primatas, aves e outros mamíferos.



    Rena Motos Peças e Serviços a melhor loja para a sua moto, em Caraúbas



    A Rena Motos Peças e Serviços tem tudo para garantir a sua satisfação e a segurança de sua motocicleta. Conheça aqui os serviços, as dicas de manutenção e as peças que Rena Motos oferece, e faça a melhor escolha para manter sua moto sempre novo, e você sempre tranquilo.

    As motocicletas precisam de reparos constantes para não haver desgastes. Manutenção, substituição de peças danificadas e troca de óleo do motor são alguns dos serviços prestados pelas oficinas mecânicas de Rena Motos. Só com o Serviços e mecânicos de confiança e bem treinados para que sua moto saia com cara de nova.

    Organização Renatinho
    Telefone para contato: 3397-2021/9926-2474 



    Acompanhe nossas novidades também no Facebook. Clique para curtir nossa fan Page


    • Blogger Comments
    • Facebook Comments

    0 ► Envie seu comentário:

    Item Reviewed: Sesap realiza capacitação em tuberculose para médicos e enfermeiros de Mossoró e região Rating: 5 Reviewed By: Gidel de Morais

    Seguidores

    Scroll to Top