• ULTIMAS

    Naesc/Uern promoveu o 2º Encontro Norteriograndense de Administração Rural e Agroecologia. em Caraúbas

    ICÉM CARAÚBAS | VIVIANE CRISTINA| 12 DE DEZEMBRO DE 2017 - 16:58HS



    Na noite desta segunda-feira (11), o Núcleo Avançado de Educação Superior de Caraúbas – Naesc/Uern promoveu o 2º Encontro Norteriograndense de Administração Rural e Agroecologia.


    O evento aconteceu no Ginásio Poliesportivo Raimundo Amorim Fernandes – Zimar Fernandes, por volta das 19h e contou com a participação do vice-prefeito Paulo Brasil, representando o prefeito Juninho Alves, que cumpre agenda em Brasília (DF); Secretário de Educação Francisco Antônio Alves; Secretário de Políticas do Campo e Meio Ambiente, Elionaldo Benevides; chefe de gabinete, Zezineto Mendes representando o magnífico Reitor Pedro Fernandes, subcoordenador Regional da Emater/RN, Moacyr Januário de Souza Júnior e alguns professores da Uern, Vinícius Claudino, Vera Lúcia Lopes, Wagner Miranda e Demétrius Marques.

    O evento que teve como objetivo incentivar o interesse das pessoas para administração rural, para que através do incentivo, promovam o desenvolvimento valorizando as parcerias do pequeno e grande agricultor. E teve como público alvo pessoas que tem interesse na gestão rural como alunos de administração, representantes de associações, presidentes de sindicatos, pequenos e micros agricultores.

    Para o coordenador do núcleo João Bosco Varela da Costa, o momento serviu para discutir administração rural e desenvolvimento local, pois há uma grande necessidade de profissionalizar os gestores para que entendam as reais necessidades que a administração e gestão necessitam para os desafios do meio rural. “O 2º Enara criou um momento de aprofundamento/conhecimento, pois os presentes que tiveram a oportunidade de participar de uma roda de conversa muito bem articulada; e também ainda irão participar no segundo dia de evento de uma visita de campo e também de minicursos com temáticas mais aprofundadas na área”, disse o coordenador do Naesc.



    Na noite de abertura o evento trouxe especialistas da área de gestão rural para discutirem em uma mesa redonda coordenada pelo professor de administração da Uern Vinícius Claudino sobre a temática “Gestão e Desenvolvimento Rural com o Sub coordenador Regional da Emater/RN, Moacir Januário de Souza Júnior; Pro Reitor Adjunto de Assuntos Estudantis Ufersa e delegado do CRA/RN, Júlio César Rodrigues de Sousa e o gestor do Sebrae, Franco Marinho Ramos, onde foi avaliado o contexto que estão inseridos, bem como enfatizaram sobre o empreendedor que deve trabalhar no mercado de trabalho inovando para atrair mais clientes, observando os desafios da gestão e da região e como se obter resultados positivos.

    Para o vice Paulo Brasil, o Núcleo em Caraúbas sempre trouxe desenvolvimento para a cidade, e alunos de diversas cidades vizinhas se deslocam para estudar em Caraúbas. Sem contar que o Naesc é referência como modelo de educação superior, e os professores da Uern em Mossoró reconhecem o seu valor. “Esta instituição é um polo central de apoio, que sempre está inovando com grandes eventos como este que está acontecendo hoje, incentivando o estudante a se envolver nos assuntos rurais” desabafou o vice-prefeito.

    O secretário de Políticas do Campo e Meio Ambiente Elionaldo Benevides parabenizou a coordenação do núcleo pelo evento, e a temática abordada foi fundamental. “devemos sempre debater sobre esta temática  que é a administração rural; pois falar de agricultura é necessário para fortalecermos nossos pequenos agricultores e futuros investidores” disse Elionaldo.

     “Possivelmente no próximo ano o Enara será ainda maior, pois haverão publicação de artigos científicos, que estarão expostos no evento”, enfatizou  o professor Vinícius Claudino.

    O prefeito Juninho Alves que tem sido um braço forte e grande incentivador do pequeno agricultor, junto a secretaria de Políticas do Campo e Meio Ambiente, viu o evento como ponto positivo, e grande incentivador  para o desenvolvimento do agronegócio e crescimento da fruticultura potiguar através das parcerias das empresas que estão diretamente ligadas ao setor da agricultura, e mesmo em Brasília cumprindo agenda, deixou seu apoio ao Núcleo e ao evento como um todo, através do vice Paulo Brasil que esteve no evento.



    Mercadinho O Esquinão Rede 10: "Melhores Preços e Melhor Atendimento"


    Mercadinho O Esquinão Rede 10, oferece aos seus clientes amplas instalações, os melhores preços e o melhor atendimento da cidade com uma variedade em mercadorias, como: materiais escolares, gêneros alimentícios, perfumaria, e utilidades em gerais. Venham fazer uma visita.

    Localizado no cruzamento das Ruas Cel. Luiz Inácio com João Gomes de Oliveira, centro – Caraúbas/RN.

    Contato: (84) 3337-2161 ou 9988-0500 
    Organização: João Maria e Loura.


    Acompanhe nossas novidades também no Facebook. Clique para curtir nossa fan Page

    • Blogger Comments
    • Facebook Comments

    0 ► Envie seu comentário:

    Item Reviewed: Naesc/Uern promoveu o 2º Encontro Norteriograndense de Administração Rural e Agroecologia. em Caraúbas Rating: 5 Reviewed By: Gidel de Morais

    Seguidores

    Scroll to Top