• ULTIMAS

    Cavernas em Felipe Guerra estão próximas de serem abertas para visitação turística

    ICÉM CARAÚBAS | GIDEL DE MORAIS | 05 DE NOVEMBRO DE 2017 - 17:26HS


     

    Uma equipe da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), coordenada pelos professores George Ribeiro, Saulo Tasso e Leonardo Lélis, estiveram concluindo na última sexta-feira( 3),a coleta de dados para análise do micro clima,da fase do período de verão nas cavernas Catedral,Carrapateiras e do Crote,quando as informações irão nortear o Plano de Manejo quando está em fase final.

    Depois da conclusão do Plano de Manejo, as cavernas Catedral, Carrapateira e do Crote,localizadas no Lajedo do Rosário no município de Felipe Guerra,região Oeste Potiguar no estado do Rio Grande do Norte estarão abertas a visitação turística.

    Em princípio essa primeira fase da coleta de informações, de acordo com o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Eventos, Luiz Agnaldo “Para o uso turístico desse ambiente é necessário conhecer as suas características ambientais e uma delas é a característica climática para assim definir estratégias de gestão e conservação ambiental”, afirmou ele.

    Ressaltando a importância de que para a devida exploração das cavernas é preciso ser realizado de uma forma de turismo associada a recursos geológicos, para isso, a proteção ambiental desses recursos geológicos é muito importante.

    O trabalho para a coleta das informações nessa primeira fase no período de verão teve duração de 12 dias quando foram detectadas as principais alterações microclimáticas ocorridas no ambiente cavernícola em decorrência das visitas turísticas no interior das cavernas: Catedral, Carrapateira e Crote.

    Ainda de acordo com a Universitária de Ciências Biológicas, Alyne Amorim foi analisada a caracterização do microclima do ambiente de caverna em condições naturais e na presença de turistas. O monitoramento tem um período de 1 ano, avaliando as condições microclimáticas no período seco e no período chuvoso, concluímos então todas as análises de microclima do período seco,confirmou ela,realizando em conjunto com os professores da UFERSA das coletas e análises laboratoriais.

    O trabalho para a realização do Planejo de Manejo das cavernas do Lajedo do Rosário na cidade de Felipe Guerra está sendo feito em parceria com o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Cavernas/ICMBio/CECAV/RN,UFERSA,Prefeitura Municipal de Felipe Guerra,através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico,Turismo e Eventos.

    Para o Prefeito de Felipe Guerra, Haroldo Ferreira que esteve visitando neste ano o Lajedo do Rosário, ele foi enfático confirmar a total disponibilidade por parte do governo municipal no apoio para a realização do Plano de Manejo.

    “Um dos primeiros trabalhos para que possamos desenvolver futuramente o turismo e receber os turistas o nosso governo fez que foi a estrada de acesso ao Corredor do Brejo, além de que está aberto às entidades ambientais para que o Lajedo do Rosário possa sim ser aberto à visitação, dentro de um amplo projeto de preservação, conservação e proteção de todas as riquezas naturais existentes no município de Felipe Guerra”, confirmou o gestor de Felipe Guerra, Haroldo Ferreira, quando tem colocado a disposição da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico,Turismo e Eventos as demais outras secretarias municipais para cooperação mútua.

    Acompanhando de perto a etapa final do período de verão, estiveram presentes o Secretário Municipal de Infraestrutura e Obras, Suélliton de Brito e o Secretário Municipal de Esporte, Cultura e Lazer, Ducivan Fernandes, juntamente com um grupo de estudantes.Fotos:Salomão Medeiros e Cícero Paz
    Por Salomão Medeiros


    Posto Imperial é o melhor da região com combustíveis de qualidades certificado pelo Programa de Olho no Combustível


    O Posto Imperial Há mais de 35 anos abastecendo o seu veículo com combustíveis de qualidades, traz a maior e melhor estrutura da região para lhe atender da melhor forma possível. Com uma equipe especializada para disponibilizar para você uma grande variedade de serviços. 

    Os produtos que vendemos trazem a marca de qualidade e a tecnologia da Petrobras para o seu dia-a-dia: nas ruas e nos momentos de lazer. O programa "De Olho no Combustível", garante a qualidade do combustível nos postos certificados, como é o caso do Posto Imperial.

    Não pense duas vezes na hora de ir à um posto de combustível, Posto Imperial é o seu parceiro e tem dedicação total a você!

    O Posto Imperial fica localizado na RN 117, em Caraúbas
    Tel: (84) 3337-2337



    Acompanhe nossas novidades também no Facebook. Clique para curtir nossa fan Page

    • Blogger Comments
    • Facebook Comments

    0 ► Envie seu comentário:

    Item Reviewed: Cavernas em Felipe Guerra estão próximas de serem abertas para visitação turística Rating: 5 Reviewed By: Gidel de Morais

    Seguidores

    Scroll to Top