• ULTIMAS

    Marcas exibem talento potiguar no São Paulo Design Weekend

    ICÉM CARAÚBAS | GIDEL DE MORAIS

    Natal – Os brincos, colares e pulseiras da marca Morena Canela, juntamente com as guloseimas da Remo Doces, estão em destaque na São Paulo Expo. Os produtos das empresas potiguares foram selecionados para compor o espaço de exposição do Sebrae com 21 casos de sucesso de cinco estados na São Paulo Design Weekend, que começou na quarta-feira (9), na capital paulista. As duas marcas são as únicas do Norte e Nordeste participando da ação ao lado de empresas de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

    O São Paulo Design Weekeng  apresenta projetos de cenários e tendências no setor para pequenos negócios. O festival urbano, como é classificado o evento, será realizado até 13 de agosto. O principal objetivo é promover a cultura do design e suas conexões com arquitetura, arte, decoração, urbanismo, inclusão social, negócios e inovação tecnológica.

    Todas as empresas expositoras realizaram investimentos na área de design ao serem apoiadas pelo Sebraetec, programa que leva serviços tecnológicos e inovação aos pequenos negócios. A mostra do Sebrae durante o Design Weekend contempla projetos de design em diversas áreas, como acessórios, calçados, identidade visual, design de ambiente e embalagens de produtos. Todos realizados a partir da qualificação e subsídios do Sebraetec. Especialistas também vão conduzir uma ação de levantamento de cenários e tendências no setor de forma colaborativa e participativa com o público presente no evento.

    De acordo com o gerente da Unidade de Inovação e Tecnologia do Sebrae no Rio Grande do Norte, João Bosco Cabral Freire, a seleção da Morena Canela e da Remo Doces pelo Sebrae Nacional para participar da ação comprova o padrão de qualidade das consultorias realizadas e da rede de prestadores de serviços credenciados ao Sebraetec no  estado.

    “A cada ano, a demanda por serviços de design cresce mais. As empresas estão entendendo que as intervenções de design representam um diferencial para atrair clientes tornar e torná-las mais competitivas. É uma ferramenta-chave não só para ampliar a competitividade de pequenos negócios mas também para tornar a inovação tangível em diversas áreas”.

    Da cor de canela

    O design foi decisivo para o casal Felipe Pinheiro e Claudiane Rocha, empresários que estão à frente da Morena Canela. A marca foi concebida em 2009 para produzir acessórios. A empresa entrou no projeto Natal Pensando Moda, que contou com a consultoria do estilista Ronaldo Fraga. A partir da orientação, a empresa desenvolveu uma coleção que teve o sol do Nordeste Brasileiro como inspiração.

    As peças dessa coleção, denominada ‘O Sol do Meu Sertão, foram escolhidas para a mostra do Sebrae no São Paulo Design Weekend. “Essa participação no evento é muito importante para o reconhecimento do nosso trabalho. O projeto do Sebrae tem sido decisivo para a nossa marca ter know-how nacional e para o nosso conceito ser aceito e reconhecido no país”.

    Após as intervenções sugeridas, a empresa passou a ampliar a rede de clientes fora do Rio Grande do Norte e as vendas anuais tiveram um acréscimo entre 20% e 25%. Atualmente, a marca está presente em 17 estados, entre eles Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, além do Distrito Federal. Possui, no total, 126 clientes ativos no atacado, que representam 85% das vendas empresa.

    O design está entre os sete temas trabalhados no Sebraetec, cujos subsídios chegam a 70% do valor dos, e grande parte das demandas do programa envolve projetos nessa área. Segundo a gestora do Sebraetec no RN, Marijara Leal, as duas empresas potiguares foram selecionadas pelos resultados apresentados na parte de design de produto, que é o ramo do design relacionado ao planejamento e ao projeto que envolvem soluções estéticas formais, de funcionalidade, de tecnologias, de âmbito emocional, de uso, de processos e de soluções de produção aplicadas a um produto, sistema ou conjunto de produtos.

    Foi o que ocorreu com a Remo Doces, do Microempreendedor Individual, Remo Cipriano de Oliveira. Em 201, ele buscou no Sebrae a inovação e recebeu consultoria do Sebraetec para o design de embalagem, marca e comunicação visual. A empresa produz em torno de 1.000 doces por semana, entre pão de mel, alfajor, brownie e palha italiana. Após consultoria, desenvolveu embalagens individuais e especial de pão de mel para presente com três sabores: tradicional, doce de leite com ameixa e doce de leite com castanha. Depois da nova embalagem, o produto teve aceitação imediata.

    “Estar em destaque entre empresas do sul e sudeste do país numa exposição nacional de produtos com design diferenciado me deixou muito satisfeito e feliz. Quando fui comunicado da escolha da embalagem do nosso produto, tive a certeza plena de que valeu a pena investir na inovação. Penso em continuar investindo, porque a busca deve ser constante na melhoria, inclusive com a entrada de novos produtos”, diz Remo Cipriano.

    O empreendedor se formalizou há sete anos para ter mais acesso ao mercado de lanchonetes, conveniência, cafés e padarias. Três anos depois, sentiu necessidade de inovar e buscou a orientação do Sebrae, que recomendou a consultoria para o desenvolvimento do design de embalagem, incluindo a criação de um site.

    “Temos que participar da concepção do design, escolhendo cores e formas, porque temos a visão da expectativa do cliente. Levamos uns três meses para concluir a consultoria, fazendo ajustes e mudanças para que o produto ficasse atrativo e com boa visibilidade. Acho que conseguimos e a gente tem se destacado não só pela embalagem, mas pelas informações e o código de barras, que já é exigido por alguns comerciantes”.

    Agência Sebrae de Notícias

    Navegue ilimitado com velocidade e Internet de qualidade, venha para Líder Net


    Chegou a hora de você ter uma internet de qualidade, não espere mais peça já Líder Net. Por que a Líder Net é mais conexão, mais velocidade, mais atendimento e compromisso com seus clientes. 

    A líder net, Internet de verdade com planos imbatíveis e com profissional qualificado que vão garantir qualidade, segurança e velocidade na sua internet. Líder net a sua melhor conexão.

    Venha conhecer os serviços da Líder net, ligue agora mesmo para tel.: (84) 9.9927-8600. Aqui você contará com uma conexão estável usando sempre o que há de melhor e mais moderno.



    Acompanhe nossas novidades também no Facebook. Clique para curtir nossa fan Page





    • Blogger Comments
    • Facebook Comments

    0 ► Envie seu comentário:

    Item Reviewed: Marcas exibem talento potiguar no São Paulo Design Weekend Rating: 5 Reviewed By: Gidel de Morais

    Seguidores

    Scroll to Top