• ULTIMAS

    II Unidade Regional de Saúde realiza palestra sobre pílulas da saúde e combate aos alimentos industrializados em Mossoró

    ICÉM CARAÚBAS | GIDEL DE MORAIS | 15 DE AGOSTO DE 2017 - 22:16HS

    A II Unidade Regional de Saúde Pública (II URSAP), por meio do Programa Saúde do Homem realizou terça-feira (15), de 8h às 12h, no auditório da unidade de saúde, com sede em Mossoró,  duas palestras  a primeira  versou sobre Rede de Combate aos Alimentos Industrializados e última sobre Pílulas da Saúde para o Homem. Presentes ao evento a coordenadora de Recursos Humanos da II Ursap, Nida Lira; ex-coordenador da Equipe Técnica, enfermeiro Daniel Duarte; ex-secretário de Saúde de Venha Ver –RN,  Gledson Antonio Dias de Oliveira; professora da Escola de Enfermagem Tereza Neo, Graça Freire e demais técnicos de saúde. 

    As palestrantes e nutricionistas da  Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura Municipal de Mossoró, Fabiana Santos Silva e Ivana Conceição Porto Morais  apresentaram o Projeto “ Tecendo Fio na Rede  de Combate  aos Alimentos Industrializados”.

    ”Adotar uma alimentação saudável não é puramente questão de escolha individual. Muitos fatores – de natureza física, econômica, política, cultural ou social – podem influenciar positiva ou negativamente o padrão de alimentação das pessoas. Por exemplo, morar em bairros ou territórios onde há feiras e mercados que comercializam frutas, verduras e legumes com boa qualidade torna mais factível a adoção de padrões saudáveis de alimentação”, disse a nutricionista Fabiana Santos Silva. 

    “Quanto mais pessoas buscarem por alimentos orgânicos e de base agroecológica, maior será o apoio que os produtores da agroecologia familiar receberão e mais próximos estaremos de um sistema alimentar socialmente e ambientalmente sustentável”, disse a palestrante. 

    Segundo a nutricionista Ivana Conceição Porto Morais  o Brasil vem enfrentando aumento significativo do sobrepeso e da obesidade em todas as faixas etárias, e as doenças crônicas são a principal causa de morte entre adultos. O excesso de peso acomete um em cada dois adultos e uma em cada três crianças brasileiras.

    “A promoção da alimentação apropriada e saudável no Sistema Único de Saúde (SUS) deve fundamentar-se nas dimensões de incentivo, apoio  e proteção da saúde e deve combinar iniciativas focadas em políticas públicas saudáveis, na criação de ambientes saudáveis, no desenvolvimento de habilidades pessoais e na reorientação dos serviços de saúde na perspectiva da promoção da saúde”, disse Ivana Porto. 

    A palestrante e sanitarista Teresa Emanuelle Pinheiro Gurgel abordou o tema “ Pílulas de Saúde para o Homem”. 

    PERFIL DA PALESTRANTE TERESA EMANUELLE PINHEIRO GURGEL

    Possui graduação em Engenheira de Alimentos (2001.2) pela Universidade Federal do Ceará (UFC), mestra em Ciência Animal pela Universidade Federal Rural do Semi-árido (UFERSA); possui especialização em Saúde Pública (UFC), Vigilância e Saúde Ambiental pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Vigilância Sanitária (UNINTER). É Sanitarista da Secretaria de Saúde do Estado do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de saúde pública, vigilância sanitária, administração de restaurantes e consultoria de qualidade em indústrias de alimentos.

    Segundo a engenheira de alimentos e santitarista  Teresa Emanuelle Pinheiro Gurgel 1,6 milhão de pessoas morrem anulamente no mundo devido ao sedentarismo. A atividade física previne diabetes, hipertensão, colesterol, doenças respiratórias,  câncer, aumenta os níveis de serotonina produzida no corpo, reduz ansiedade e estresse e melhora a disposição e estimula o convívio social.

    Café:benefícios e propriedades medicinais

    “O café possui propriedades medicinais cardio-estimulantes, diuréticas, laxativas, relaxantes musculares e vasoconstrictoras. O consumo também ajuda a diminuir os sintomas da asma, constipação, fadiga, enxaqueca,auxilia na prevenção  de doenças  como Alzheimer e  Parkinson, diminui a incidência de apatia e depressão, estimula a memória, atenção e concentração, a cafeína combate a deterioração cognitiva e a oxidação celular, o café é um vasoconstritor. por isso, nos permite reduzir a dor de cabeça, combater a inflamação e a sobrecarga muscular”, disse a sanitarista Teresa Emanuelle Pinheiro Gurgel.

    “O café é a bebida que deliliza para o  estômago e põe tudo em movimento “ (Escritor  fracês Honoré de Balzac). 

    O evento foi coordenado pela enfermeira e assistente social  e coordenadora do Programa de Saúde do Homem da II URSAP, Lúcia Oliveira. Houve lanches,  distribuição de brindes e certificados, um momento de reflexão com a servidora da UNICAT, Hellen Leite e verificação de pressão arterial realizada por alunos da Escola de Enfermagem Thereza Neo sob a orientação da  professora Graça Freire.


    Abdias Duque de Abrantes
    Vem conhecer o Olho D'Água Park Hotel, o melhor Parque Aquático / Temático do interior do Rio Grande do Norte


    O Olho D'Água apresenta um salão de jogos e acesso Wi-Fi gratuito, além de 3 piscinas ao ar livre, rodeadas por quiosques e jardins, O restaurante serve um buffet de café-da-manhã diário, enquanto as bebidas são servidas no bar.

    Os quartos climatizados, com vista para piscina, apresentam uma decoração prática e contemporânea. Todos incluem uma TV de tela plana, frigobar e banheiro privativo.

    Localizado em Caraúbas, o Olho D'Água Park Hotel fica a 59 km de Martins, e a 38 km do sítio arqueológico Lajedo Soledade. O Aeroporto Internacional de Natal - Augusto Severo fica a 287 km de distância, e o estacionamento privativo é gratuito na propriedade.

    Centenas de turistas de todo estado já começam a experimentar um fim de semana no Olho D’água Park Hotel. Venha você também conhecer o nosso maravilhoso empreendimento.

    O Olho D’água Park Hotel está localizado entre Caraúbas e Apodi, na RN 233, região Oeste do Rio Grande do Norte. O empreendimento está próximo ao novo Campus da Ufersa (Universidade Federal Rural do Semi Árido). Com fácil acesso das mais diversas regiões do estado, em rodovia com excelente qualidade de tráfego.

    Reservas e contatos:
    (84) 3337-3134 / 9942-1104 / 9115-8148
    http://www.olhodaguaparkhotel.com.br/hotel

    Veja belas imagens deste paraíso: Clique Aqui




    Acompanhe nossas novidades também no Facebook. Clique para curtir nossa fan Page


    • Blogger Comments
    • Facebook Comments

    0 ► Envie seu comentário:

    Item Reviewed: II Unidade Regional de Saúde realiza palestra sobre pílulas da saúde e combate aos alimentos industrializados em Mossoró Rating: 5 Reviewed By: Gidel de Morais

    Seguidores

    Scroll to Top