• ULTIMAS

    Entreposto de Mel e Cera de Abelha vai gerar emprego para mais de 98 famílias

     

    ¨Um sonho de 15 anos está sendo realizado. Vamos ter nosso entreposto de mel com certificação do SIF e se Deus quiser vamos voltar a exportar”, disse Fátima Torres, diretora da COOAFARN.

    A declaração foi durante a visita à obra do entreposto de Mel e Cera de Abelha que está sendo construído em Apodi. O responsável pela construção do entreposto de Mel é a Fundação Banco do Brasil. O Governo do RN, através do Governo Cidadão, com recursos do Acordo de Empréstimo com o Banco Mundial, é o responsável pela compra dos equipamentos. O SEBRAE RN também faz parte da parceria e fará a capacitação dos apicultores.

    O secretário de Agricultura, Guilherme Saldanha acompanhou a visita e representou o Governo do RN. “O Governo Robinson está investindo R$ 2,2 milhões com o projeto piloto de apicultura os frutos já começam a aparecer. São 98 famílias envolvidas nesse projeto. A parceria com os agricultores mostra que estamos no caminho certo”. 

    Durante a visita o Presidente da Fundação BB, Pepe Soares afirmou que está investindo mais de R$ 3 milhões na região, acrescentando a importância das parcerias. “Estamos saindo de uma época de seca e mesmo assim continuamos a investir. O Governo do RN é um agente importante nesse trabalho. Temos certeza do êxito desse projeto”, declarou. Unir forças para juntos construir coisas desse tipo.

    Zeca Melo, presidente do SEBRAE afirmou que logo o RN vai ter mel exportado. “Essa parceria do Governo do RN, Fundação BB e Sebrae RN vai ser longa e sabemos que estamos no caminho certo. O RN vai voltar a exportar o mel”.

    As obras do Entreposto de Mel estão em ritmo avançado e deve ficar pronto ainda nesse semestre. O espaço será equipado com máquinas de processamento do pólen, cera de abelhas e outros derivados do beneficiamento de mel. O objetivo é fortalecer toda a produção e a comercialização excedente dos produtos.

    O novo entreposto de mel está sendo construído dentro dos padrões exigidos pelos órgãos de vigilância sanitária, isso vai permitir que o mel tenha a certificação SIF.

    Também acompanharam a visita o prefeito de Apodi, Alan Silveira, a prefeita de Luís Gomes, Mariana Mafaldo, vereadores da região e representantes de cooperativas da região.

    Apicultura em Apodi

    Em levantamento realizado pela SAPE com os beneficiados, contabilizou-se 341 colmeias à disposição para produção, contudo apenas 57 dessas estão enxameadas, o que gerou uma produção em torno de 565 quilos de mel no último ano. Em 2014, foi a melhor safra de mel e a comunidade produziu 8 toneladas.

    De acordo com dados de 2016, o Estado possui nove mil apicultores, 100 mil colmeias e 11 casas de mel registradas junto aos órgãos fiscalizadores.








    OURO PET Agropecuária & Pet Shop, a loja que cuida do seu bichinho de estimação!

    A loja de animais OURO PET Agropecuária & Pet Shop possui um amplo espaço com estrutura física que deixará os clientes mais a vontades a hora de ir cuidar de seu bichinho de estimação.

    No OURO PET, o cãozinho é tratado como um rei, onde a loja busca seu animal para banho e tosa, também tem os tratamentos de estética Pet (hidratação, escova, luminosa, cauterização e queratinização e vacinas). 

    Também possui rações para alimentação variada para pássaros, cachorros, gato, coelho, hamster, pintinhos e peixes. A loja ainda disponibiliza a venda de animais como coelhos, pintos cachorros, gatos, pássaros e etc.

    Na área da agricultura vende-se sementes, adubos, fertilizantes, e máquinas agrícolas.
    Visite nossa loja que fica localizada na rua João Gomes de Oliveira, e traga seu bichinho para um belo banho ou vacinas, aqui cuidamos dos animais com muito carinho.

    Confira imagens da loja, Clique Aqui


    Acompanhe nossas novidades também no Facebook. Clique para curtir nossa fan Page


    • Blogger Comments
    • Facebook Comments

    0 ► Envie seu comentário:

    Item Reviewed: Entreposto de Mel e Cera de Abelha vai gerar emprego para mais de 98 famílias Rating: 5 Reviewed By: Gidel de Morais

    Seguidores

    Scroll to Top