• ULTIMAS

    Debate sobre avanço do câncer de pele no Brasil foi tema de curso no RN


    Os altos índices de câncer de pele no Brasil combinado com a alta incidência de raios solares o ano inteiro foram temas do curso de câncer de pele e cirurgia dermatológica nesta sexta (26) e sábado (27) em Natal. O debate foi feito por dermatologistas de todo o país que comentaram o avanço do melanoma e os novos tratamentos.

    "O avanço do melanoma e a modernização dos tratamentos foram comentados pelos dermatologistas que palestraram e atualizaram seus conhecimentos durante os dois dias de estudo", destaca a presidente da SBDRN, Dra. Danielle Espinel. 

    O melanoma representa - em números - apenas 5% dos casos de câncer de pele, mas é responsável por metade de todas as mortes por câncer de pele. 

    O curso no Rio Grande do Norte representou o primeiro curso itinerante de cirurgia dermatológica feito em parceria pela Sociedade Brasileira de Dermatologia no RN (SBDRN), a Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD) e o Grupo Brasileiro de Dermatologia (GBM). 

    No ano passado, o Instituto Nacional do Câncer (INCA) estimou que 6 mil novos casos de melanoma foram diagnosticados. A doença - câncer de pele - atingiu o  número de 181 mil casos no Brasil. Além desses, a subnotificação e falta de informação sobre a doença resultam em diagnósticos equivocados.  "São mais de 1.500 mortes por ano. Os carcinomas geralmente não causam metástases, diferentes dos melanomas, que causam metástase frequentemente", destaca o dermatologista e presidente do GBM, Elimar Gomes. 

    O melanoma é um tumor maligno originário dos melanócitos. Na maioria das vezes ele surge de uma forma que chamamos de "novo" ou seja, não existe um sinal pré-existente. Dados apontam que em 15% dos casos ele surge de pintas já existentes, principalmente as atípicas. "Quantos mais nevos (pintas), maior chance de melanoma", comenta Dr. Elimar Gomes.

    Dessa forma é fundamental o acompanhamento com o dermatologista para identificar tanto um melanoma que surge em uma pele "normal" quando um melanoma que surge de pintas existentes. 

    As características do melanoma geralmente são: a desconformidade no formato do sinal; as bordas irregulares que dificultam a definição. A cor também geralmente é diferente dos tons marrons mesclados com azul e a mistura de forma não homogênea. O diâmetro também é algo diferenciado quando se trata de um sinal com melanoma: geralmente têm mais de 6 milímetros de diâmetro e ocorre transformação do sinal. 

    Bronzeamento artificial
    Bronzeamento artificial antes dos 35 anos aumenta em 75% o risco de câncer de pele, além de acelerar o envelhecimento precoce. As câmaras de bronzeamento artificial trazem riscos à saúde e por isso, foram reclassificadas como agentes cancerígenos pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 2009, assim como o cigarro e o sol. A atividade de bronzeamento artificial é proibida no Brasil. O uso de substâncias para bronzeamento ao ar livre também é contraindicado por dermatologistas.



    Melhores preços da cidade você encontra aqui na Borges Eletromóveis




    A loja Borges Eletromóveis, localizada no centro da Caraúbas, querendo o melhor para seus clientes. Com seu estoque de produtos renovados, a loja com novos produtos e os melhores preços para você. Tudo para você renovar sua casa sem gastar muito.



    A loja Borges Eletromóveis trabalha todos os dia para melhorar o serviço e produtos, com profissionais capacitados para melhor atender os seu clientes e amigos. Na Borges Eletromóveis o nosso objetivo é a satisfação dos nossos clientes, somos especialistas em Eletromóveis. 




    Não deixe de visitar a nossa loja em Caraúbas. Venha e confirme, que os melhores preços e os melhores produtos você só encontra aqui na Borges Eletromóveis.

    Acompanhe nossas novidades também no Facebook. Clique para curtir nossa fan Page


    • Blogger Comments
    • Facebook Comments

    0 ► Envie seu comentário:

    Item Reviewed: Debate sobre avanço do câncer de pele no Brasil foi tema de curso no RN Rating: 5 Reviewed By: Gidel de Morais

    Seguidores

    Scroll to Top