• ULTIMAS

    Ufersa e Comunidade Surda comemoram 15 anos da lei de Libras no Brasil em Caraúbas


    Aconteceu na noite desta segunda-feira (17), por voltas 19h, um evento em comemoração aos 15 anos da Lei de Libras sancionada como língua oficial no Brasil. E para comemorar esta vitória considerada pela comunidade surda, a Universidade Federal Rural do Semi Árido – Ufersa através do departamento de Letras promoveu o 2º Seminário com diversas palestras com temática geral: LIBRAS mais que uma língua, uma conquista legal.

    O evento reuniu toda a comunidade surda, como os membros da Associação de Surdos de Mossoró – ASMO; Associação de Surdos de Caraúbas – ASCAR, alunos dos cursos de Letras/Libras e Letras/Inglês, além dos professores surdos dos cursos de Letras como Niáscara Valesca, João Batista Neves Ferreira, Vanessa Carvalho e Márcia Fernandes. A mesa foi composta pela coordenadora do Caadis Luciana Mafra, Elielson membro da ASMOS em Mossoró, da coordenadora do Curso de Letra/Libras Isabelle Pinheiro Fagundes e do vice presidente da ASCAR Ermeson Deley

    Os palestrantes da noite foram a professora surda especialista em Libras Michelle Arrais Guedes que discorreu sobre “O direito de ensino de Libras como L1 nas escolas bilíngues”.

    A segunda palestra ficou com Tradutor/Intérprete da Ufersa Campus Caraúbas que falou sobre “ As conquistas com a Lei da Libras: Letras/Libras e as perspectivas futuras”.

    Logo em seguida foi a vez do professor de Libras Acaci Viana Neto que discorreu sobre “ A disciplina de Libras nos cursos de licenciatura: avanços e barreiras”.

    E por fim o especialista em Libras, o professor João Martins de Morais Neto que explanou sobre: “Aprendizagem de segunda língua pelo surdo: superação e/ou exclusão.

    Conheça um pouco da história da Lei:
    No dia 24 de abril de 2002 foi sancionada a Lei 10.436/2002 popularmente conhecida como Lei da Libras. Esta reconhece como meio legal de comunicação e expressão a Língua Brasileira de Sinais e outros recursos de expressão a ela associados.

    A Lei da Libras é uma importante conquista para a Comunidade Surda Brasileira, pois marca não só o reconhecimento da Língua Brasileira de Sinais, como língua oficial do nosso país, como o início da conquista de direitos por parte dessa população.

    Libras em Caraúbas:
    No final do ano passado em Caraúbas, Libras tornou-se como disciplina obrigatória no currículo escolar foi aprovada na Câmara Municipal de Vereadores com Projeto de autoria do Presidente da época Edson Moraes e posteriormente foi enviada para a prefeitura e enfim sancionada pelo então prefeito Ademar Ferreira, tornando assim a Lei Nº 1.173/2016 de 28 de novembro de 2016.


































































    Acompanhe nossas novidades também no Facebook. Clique para curtir nossa fan Page

    Preço Baixo de Verdade é aqui na loja Ivanildo Eletromóveis/Casas Potiguar



    Projetamos o ambiente do seu sonho para sua casa ficar do jeitinho que você quer. Móveis e Eletros no melhor estilo e menor preço da cidade.

    Produtos de extremo bom gosto que vão completar a sua casa; visitem a nossa loja no centro de Caraúbas. 

    Tel.: (84) 3337-2417 
    • Blogger Comments
    • Facebook Comments

    0 ► Envie seu comentário:

    Item Reviewed: Ufersa e Comunidade Surda comemoram 15 anos da lei de Libras no Brasil em Caraúbas Rating: 5 Reviewed By: Gidel de Morais

    Seguidores

    Scroll to Top