• ULTIMAS

    Projeto de Lei pretende regulamentar atividade de queijarias artesanais no RN

    Do Icém Caraúbas
    Projeto pretende disciplinar a atividade de produção artesanal de queijos | Fotos cedidas por Clodoaldo Damasceno | Agência Sebrae

    Natal – Apesar de o Rio Grande do Norte ter uma larga produção de queijos artesanais, que são reconhecidos em todo o Brasil, a atividade ainda não tem o ambiente legal que trate da fabricação e comercialização dos derivados lácteos feitos por pequenos produtores. Essa situação, no entanto, deverá ser revertida até o fim deste semestre, quando deverá estar pronto o Projeto de Lei 159/2016, que regulamenta a fiscalização, a fabricação e a venda de queijos feitos de maneira artesanal. O assunto foi tema de uma audiência pública, realizada na tarde desta segunda-feira (24), na Assembleia Legislativa do RN. O projeto já está tramitando nas comissões legislativas.

    O PL é de autoria do deputado Hermano Morais, que com apoio do Sebrae no Rio Grande do Norte, pretende criar regras específicas de boas práticas sanitárias, ambientais e de formalização de pequenas unidades que fabricam queijos de coalho e de manteiga. Com isso, o o Rio Grande do Norte deverá ser o sétimo estado brasileiro a ter uma legislação local para os derivados do leite, ao lado de estados como Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

    A cadeia produtiva do queijo artesanal no RN vem de uma tradição de mais de 300 anos e tem na região Serídó a maior concentração de queijarias – 315 unidades - por deter a maior bacia leiteira do estado. “Com essa legislação, a agente tira um peso das costas do pequeno produtor, pois o projeto vai criar um ambiente legal para a atividade de produção e venda de queijos feitos a partir de leite cru”, diz Hermano Morais.

    A audiência foi acompanhada por produtores, representantes de instituições ligadas ao segmento e órgão de governo. O diretor técnico do Sebrae-RN, João Hélio Cavalcanti, prestigiou a audiência, assim como o gestor do projeto Leite & Genética da Instituição, Acácio Brito. “Não faz sentido se ter um estado com 300 anos de tradição em uma atividade e não se reconhecer do ponto de vista legal”, argumenta Ácacio Brito, ressaltando que a necessidade de respeitar a tradição. “Precisamos de uma lei que respeite a tradição do leite cru e acabe com a maior mazela do setor, que é a fraude”.

    O presidente da Associação Norte-rio-grandense de Criadores (Anorc), Marcelo Passos, defendeu a importância de se ter um selo para estabelecer um parâmetro de qualidade dos produtos, além de acesso ao crédito para os pequenos produtores. “Hoje, para se conseguir crédito, é uma via crucis”.

    O secretário estadual de Agricultura, Pecuária e da Pesca, Guilherme Saldanha, também compareceu à audiência pública e comentou sobre a importância da elaboração do PL 159. “Precisamos de uma legislação que assegure ao produtor que ele consiga fabricar o seu queijo durante os sete dias da semana e depois não tenha sua produção retida pela inspeção”. Na avaliação do secretário, é preciso um lei que sane os gargalos da produção de leite e do queijo. “Precisamos de uma legislação estadual específica e pertinente para apoiar essa atividade”, defende Guilherme Saldanha.


    Acompanhe nossas novidades também no Facebook. Clique para curtir nossa fan Page

    Loja Bella Maria, o mais novo conceito de moda feminina em Caraúbas


    O mais novo conceito de moda feminina chegando em Caraúbas com preços acessíveis, com uma proposta de oferecer peças para mulheres modernas e ao mesmo tempo clássicas que gostam de se vestir com o que há de novidade na moda.

    A loja Bella Maria é organizada por Elaine Amorim e fica localizada na Rua Cel. Luiz Inácio, no Centro de Caraúbas, na manhã do dia 7 de novembro.

    Totalmente voltada para o público feminino, a loja Bella Maria, convida você para nos fazer uma visita. Venha até a nossa loja e aproveite os nossos preços baixos que preparamos especialmente para você. Além de tudo, ofertamos a você uma agradável experiência de compra, com um espaço com decoração charmosa e atendimento personalizado! Tenho certeza de que irão amar toda a coleção.

    Estaremos aguardando sua visita!
    • Blogger Comments
    • Facebook Comments

    0 ► Envie seu comentário:

    Item Reviewed: Projeto de Lei pretende regulamentar atividade de queijarias artesanais no RN Rating: 5 Reviewed By: Gidel de Morais

    Seguidores

    Scroll to Top