• ULTIMAS

    UFRN realiza 1° Encontro Nacional de Biotecnologia do Nordeste

    Serão discutidos avanços alcançados em temas estratégicos, relativos à biotecnologia em saúde, agropecuária, recursos naturais, empreendedorismo e indústria.

    Natal (RN) – O Centro de Biociências (CB) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) realiza no período de 08 a 11 de agosto, no Praiamar Natal Hotel & Convention, o evento RENORBIO 2017 – 1° Encontro de Biotecnologia do Nordeste.

    Neste evento, serão discutidos avanços alcançados em temas estratégicos, relativos à biotecnologia em saúde, agropecuária, recursos naturais, empreendedorismo e indústria. Um dos objetivos do evento é promover um fórum de discussão científica, agregando instituições e pesquisadores da região Nordeste e de outras regiões do Brasil, e criar um ambiente para interação entre os setores produtivos e a academia, visando a busca de soluções para problemas de mercado. Assim, esperando estimular cada vez mais a formação de cientistas com uma base sólida e fundamentada nos conceitos e metodologias da Biotecnologia no país.

    “Frente a maturidade, abrangência das linhas de pesquisa, qualidade do corpo docente e consolidação da rede, em 2017, foi lançado um novo desafio, que é a transformação do workshop anual em um encontro aberto a todos os pesquisadores, estudantes e profissionais com interesse na área de biotecnologia do Brasil, assim nasceu o RENORBIO 2017 – Encontro de Biotecnologia do Nordeste” destaca a professora  Lucymara F. Agnez Lima, uma das organizadoras do evento.

    Dentre as atividades previstas estão: BIOMAKER BATTLE (uma competição científica em empreendedorismo e startups promovido pela Biominas), minicursos, conferências, simpósios, apresentação de trabalhos científicos e patentes em biotecnologia (feira de negócios) na forma de pôster.

    “Atualmente a biotecnologia é considerada área estratégica no mundo, e abrange um mercado que movimenta bilhões de dólares anualmente. A biotecnologia tem crescido e se desenvolvido no Brasil, principalmente na última década. Esse desenvolvimento se dá pela criação de políticas que privilegiam as empresas que atuam em áreas como saúde, agropecuária, produção de insumos e meio ambiente” destaca a Lucymara F. Agnez.

    As inscrições podem ser realizadas através do site: http://www.renorbio.org/congresso/renorbio2017/index.php?class=HomePublic&method=

    Outras informações podem ser obtidas pelo telefone: (84) 3201-7429 ou pelo e-mail: reborbio@verboeventos.com.br.

    História
    A consolidação da integração de pesquisadores com vocação para área biotecnológica no Nordeste se deu em 2006 com a criação do curso de doutorado em Biotecnologia, também denominado RENORBIO, doutorado em rede que tem nota 5 na avaliação da CAPES. Atualmente participam do RENORBIO 36 instituições (universidades públicas e privadas e institutos de pesquisa) dos diferentes estados do Nordeste e do Espírito Santo, sendo que dez destas atuam como pontos focais.

    Ao todo fazem parte do RENORBIO 257 orientadores e 750 alunos matriculados, o que faz dessa rede um dos maiores programas de pós-graduação do Brasil, agregando quase toda massa crítica em Biotecnologia da região.

    Dentre as atividades da rede, tem sido realizado anualmente um workshop, cujos objetivos são estimular a integração dos pesquisadores e estudantes e avaliar os avanços alcançados pela rede.




    Por Marcos Neruber
    Fotos: Anastácia Vaz

    Acompanhe nossas novidades também no Facebook. Clique para curtir nossa fan Page


    Caraúbas AutoMotos: Juntos Realizando Sonhos!

    Adquira sua Moto Honda, Yamaha e Trax, Carro Novos e Usados de várias marcas, como também sua Casa Própria ou seu Terreno, através das linhas de financiamentos ou consórcios na LOJA CARAÚBAS AUTOMOTOS, através de seu representante legal Gildemar Oliveira (Galego da Honda). 

    Na Rua João Gomes de Oliveira, 474 – Centro. Agende uma visita através dos telefones (84) 3337-2290 e 9929-1929. 


    A cada semana uma Promoção Especial Pra VOCÊ. Vá lá conferir.
    • Blogger Comments
    • Facebook Comments

    0 ► Envie seu comentário:

    Item Reviewed: UFRN realiza 1° Encontro Nacional de Biotecnologia do Nordeste Rating: 5 Reviewed By: Gidel de Morais

    Seguidores

    Scroll to Top