• ULTIMAS

    Governador Robinson Faria cumpre intensa agenda administrativa em Mossoró


    O governador iniciou quarta-feira (11) uma série de ações administrativas na segunda maior cidade do Estado, Mossoró, incluindo as áreas social, de saúde, segurança, educação, econômica, entre outras. A inauguração de um novo restaurante popular, visita ao Hospital Regional Tarcísio Maia  e Rafael Fernandes, apresentação do Ronda Cidadão estão entre as iniciativas.      
                      
    No segundo dia de agenda administrativa em Mossoró, o governador Robinson Faria, visitou às 9h, o Hospital Regional Tarcísio Maia para entrega de tomógrafo que dará mais qualidade e agilidade aos exames no Hospital Tarcísio Maia. O equipamento, que realiza exames em menor tempo, foi adquirido pelo Governo do Estado pelo valor de R$ 1.440.000. Com o novo equipamento, muitos pacientes não precisarão mais se deslocar até Natal ou outros centros urbanos para realizar exames. Inclusive eliminará a necessidade de remoção de pacientes em ambulância ou UTI móvel, pois exames como angiografia cerebral e angiotomografia, por exemplo, poderão ser realizados agora em Mossoró. 

    “A partir de hoje o Hospital Tarcísio Maia fará cirurgias de média e alta complexidade. Hoje, o Hospital conta com um tomógrafo de ponta que vai agilizar ainda mais o tratamento de saúde em Mossoró”, disse o Governador Robinson Faria. 

    O governador Robinson Faria, assinou Protocolo de Intenções da Alta Complexidade com o município de Mossoró. O objetivo do protocolo é descentralizar os serviços de alta complexidade para o município de Mossoró, com a co-gestão e apoio dos municípios da 2ª e 6ª região de Saúde, com sedes em Mossoró e Pau dos Ferros, formalizando um Termo de Cooperação entre Entes Públicos (TCEP), dentro do processo de regionalização. 

    Estiveram presentes ao evento o governador Robinson Faria, o ministro de Estado da Saúde, Ricardo Barros, senador Garibaldi Filho (PMDB), o deputado federal Beto Rosado (PP), a prefeita Rosalba Ciarlini (PP), o secretário de estado da Saúde, Dr. George Antunes de Oliveira, a gerente da II Ursap, Michelly Cristiane Cabral de Lima, diretor do HRTM, Dr. Jarbas Mariano, os deputados estaduais Souza Neto (PHS), Larissa Rosado (PSB) e Galeno Torquato (PSD), Magnífico Reitor da UERN, Pedro Fernandes, presidenta da Câmara Municipal de Mossoró, Izabel Montenegro (PMDB), secretário municipal de saúde de Mossoró, Benjamim Bento, vereador Jório Nogueira, diretora da Vigilância em Saúde de Mossoró, Iranilde Oliveira Campos e demais autoridades.  

    Às 11h  a comitiva do governador visitou a  II Unidade Regional de Saúde Pública para início do recadastramento pela Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social – SETHAS, dos postos de distribuição do Programa do Leite Potiguar (PLP) e entrega de equipamentos aos usuários cadastrados pelo CRI. Entrega de 120 cadeiras de rodas do Centro de Reabilitação Infantil (CRI). Presentes as seguintes autoridades governador Robinson Faria, ministro de estado da saúde, Ricardo Barros, prefeita de Mossoró, Rosalba Ciarlini, senador da República, Garibaldi Alves Filho,  deputado federal Beto Rosado (PP),  Secretária da SETHAS,  Julianne Dantas Faria, deputados estaduais Souza Neto (PHS), Larissa Rosado (PSB) e Galeno Torquato (PSD), gerente da II Ursap, Michelly Lima, diretora da EMATER, Cátia Lopes, do Secretário de Estado da Agricultura, Guilherme Saldanha e do diretor do IDIARN, Camillo Collier, diretor do CRI, Sarcinelli Clemente Araújo Avelino, dentre outras autoridades. 

    A gerente da II URSAP, Michelly Lima realizou reformas em rampas de acessibilidade à unidade de saúde. “O direito à acessibilidade é um meio de garantir que as pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida possam circular e utilizar os espaços de forma plena. Por isso, a URSAP tem investido na reforma de rampas de acessibilidade, visando democratizar e atender a população”, disse a gerente da II Ursap Michelly Cristiane Cabral de Lima. 

    A gerente da II URSAP, Michelly Lima sugeriu ao diretor do CRI, Sarcinelli Clemente Araújo Avelino que  a distribuição de cadeiras de rodas para cadeirantes da região Oeste seja no prédio sede da II Unidade Regional de Saúde Pública (II Ursap). 

    “Temos um prédio como a II Ursap, profissionais capacitados e com isso evitaríamos que pessoas carentes desloquem-se até Natal para pegar suas cadeiras de rodas.  A entrega dos equipamentos na II URSAP vai melhorar significativamente a qualidade de vida de pessoas carentes que possuem alguma deficiência física. Define-se por carente, aquela que esteja incluída dentro do respectivo índice do IDH, de acordo a legislação em vigor.

    O atendimento integral à saúde é um direito da cidadania e abrange a atenção primária, secundária e terciária, com garantia de fornecimento de equipamentos necessários para a promoção, prevenção, assistência e reabilitação. 

    A gerente da II URSAP, Michelly Lima sugeriu ao diretor do CRI, Sarcinelli Clemente Araújo que distribuição de cadeiras de rodas para os usuários da região Oeste seja realizada nas dependências da II Ursap.“Temos a estrutura física do prédio da II Ursap, equipe técnico-administrativa para encaminhamentos protocolares da documentação básica e servidores qualificados. A distribuição de cadeiras de rodas na II Ursap visa, sobretudo evitar que para pessoas carentes e  com deficiências se desloquem  até Natal para adquirir sua cadeira de rodas”, disse a gerente da II Ursap, Michelly Cristiane Cabral de Lima.

    O CRI é o órgão responsável pelo cadastramento e concessão das órteses e próteses no âmbito da Secretaria Estadual de Saúde.  Uma vez deferidos os pedidos de concessão das próteses e órteses, é a própria Secretaria que faz o processo licitatório.  

    O Brasil subscreveu a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, a qual determina, em seu Artigo 26, que os Estados Partes deverão promover a disponibilidade, o conhecimento e o uso de dispositivos e tecnologias assistivas, projetados para pessoas com deficiência e relacionados com a habilitação e a reabilitação. As cadeiras de rodas são dispositivos projetados para garantir à pessoa com deficiência tanto a habilitação como a reabilitação para o exercício de atividades e desempenho de funções.

    A lei nº 8.609, de 29 de dezembro de 2004 dispõe sobre a criação, no âmbito do Estado do Rio Grande do Norte, o programa estadual de fornecimento de cadeira de rodas e convênio com entidades representantes de pessoas portadoras de deficiência, para implementar o programa, e dá outras providências.

    É importante que se diga o Estado do Rio Grande do Norte já vem assumindo sua obrigação de distribuir as cadeiras de rodas de que necessitam seus cidadãos portadores de deficiência física.  O Estado não tem se esquivado do seu dever de distribuí-las.

    PROGRAMA DO LEITE POTIGUAR
    Durante os dias 11, 12 e 13, a Secretaria do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas-RN), realizará uma série de ações na cidade de Mossoró. A agenda faz parte das ações que o Governo do RN vai realizar no município. Também, no mesmo local, foi realizado um mutirão para consulta e confirmação dos beneficiários do novo formato do Programa do Leite com o objetivo de assegurar que o benefício esteja sendo entrega a população em vulnerabilidade social. 

    Segundo a secretária da ,Sethas-RN, Julianne Faria o novo Programa do Leite Potiguar (PLP) passou a ter gestão compartilhada entre a Sethas-RN e a Emater-RN com o objetivo de melhorar o atendimento aos beneficiários. Enquanto a Emater-RN permanece responsável pelos recursos, pagamentos e pela assistência técnica aos produtores, a Sethas-RN ficou encarregada pelos beneficiários, com foco em famílias em situação de extrema pobreza. 



    Icém Caraúbas | Por: Abdias Duque de Abrantes



    Acompanhe nossas novidades também no Facebook. Clique para curtir nossa fan Page



    Carlos Eletromóveis – Casas Bom Lar, uma loja que faz a diferença com preços baixos todos os dias


    Carlos Eletromóveis – Casas Bom Lar, a sua loja de móveis para casa! Somos uma loja que disponibiliza aos seus clientes os melhores produtos, com excelentes opções modernas e personalizadas, que proporcionam grande conforto e bem estar para o seu lar.

    Carlos Eletromóveis – Casas Bom Lar vêm atuando com diferencial no atendimento e um grande mix de produtos de alta qualidade com grandes marcas.

    Essa Loja faz a diferença, Preços baixos todo dia!

    Carlos Eletromóveis – Casas Bom Lar fica situado na Rua Major Cesário Nº 10, no centro de Caraúbas/RN

    Telefone para contato: (84)3337-2346
    Facebook: Carlos Eletromóveis 
    • Blogger Comments
    • Facebook Comments

    0 ► Envie seu comentário:

    Item Reviewed: Governador Robinson Faria cumpre intensa agenda administrativa em Mossoró Rating: 5 Reviewed By: Gidel de Morais

    Seguidores

    Scroll to Top