• ULTIMAS

    Pactual apresenta Projeto “Lixo Zero” que pretende acabar com lixão a céu aberto em Caraúbas


    Coordenadores da Pactual Comércio e Serviços LTDA, empresa responsável pelo projeto “Lixo Zero”, desenvolvido na cidade de Acari, estiveram na tarde desta quinta-feira (01), na cidade de Caraúbas na Região Oeste do Estado do Rio Grande do Norte, com objetivo de implantar o mesmo projeto em nosso município.

    Os representantes da empresa que vieram fazer o levantamento para o início do projeto “Lixo Zero”, foi o consultor ambiental Marconio Nepomuceno, o supervisor Victor Rezende e o sócio Ériko Cruz.

    Eles foram recepcionados pelo vice prefeito eleito, Paulo Brasil (DEM), que esteve representando o prefeito eleito Juninho Alves (DEM), além de membros da equipes de transição e da Associação Caraubense de Reciclagem Serviços e Educação Ambiental – ACRESEA.

    A primeira visita da comitiva foi na Associação Caraubense de Reciclagem Serviços e Educação Ambiental – ACRESEA, onde foram recebidos pelo presidente da associação, Rivaldo Fernandes Pimenta, que mostrou o trabalho que já está sendo feito pela ACRESEA em toda a cidade de Caraúbas e conta com mais 22 pessoas associadas.
    Na oportunidade, o consultor Marconio Nepomuceno, apresentou o projeto “Lixo Zero”, que tem como objetivo destinar de modo ambientalmente correto os resíduos sólidos orgânicos e inorgânicos gerados pela população caraubense. 
    A comitiva também visitou o lixão, que fica as margens da Rodovia Estadual, RN 117, na zona urbana. Chegando lá, o que se viu foram pessoas, convivendo em um ambiente sujo e extremamente desfavorável a uma vida digna, pois o lixão urbano fica próximo de um conjunto habitacional que a poucos dias foi entregue e as famílias são obrigadas a conviverem com o mau cheiro e fumaça. Outra situação bastante crítica, é em relação a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), que sofre com a fumaça e mau cheiro. 
    O que se observou, é que o lixão urbano de Caraúbas é um verdadeiro depósito de lixo a céu aberto, onde o lixo é lançado diretamente no solo, sem qualquer cuidado técnico ou especial, sem nenhum tipo de medida de proteção da qualidade do solo, das águas e do ar, e tampouco da saúde e o bem-estar da população.

    O objetivo do prefeito eleito Juninho Alves, é a desativação do lixão para fazer a destinação correta dos resíduos sólidos, transformado o local no “aterro controlado”, através do programa “Lixo Zero”, que poderá ser implantado pela empresa Pactual Comércio e Serviços LTDA.

    O lixão envergonha a população e prejudica a saúde. E com a implantação do aterro controlado, que visa acabar com todo o lixo que estava exposto a céu aberto, causando um terrível mau cheiro e ameaçando a saúde de pessoas. Sem contar que irá melhorar a imagem negativa que visitantes que chegam ou saem pela RN 117 tem com relação ao lixão urbano de Caraúbas.

    O aterro controlado, segundo o vice prefeito eleito Paulo Brasil, melhora as condições e minimiza o impacto ambiental provocado pelo lixão a céu aberto. Ao erradicar queimadas, melhora o aspecto visual, evita-se a proliferação de animais nocivos ao ser humano, inibe a proliferação e aglomeração de moscas e aves.

    Lembrando que se o projeto for concretizado em nossa cidade, não é só o lixão a céu aberto que estará com os dias contados. Dentro do projeto, acontecera a coleta seletiva com educação ambiental, que vai abranger também o processo de reciclagem e destino final do lixo.








































    Internet banda larga com 2 megas por apenas 50.00 reais você encontra na KABOOMNET


    A kaboomnet esta com uma grande promoção de internet banda larga, até o dia 30 de setembro a instalação é totalmente grátis, com planos surpreendentes, 2 megas a partir de 50.00 reais, passe lá e confira ou ligue: 3329-2134 ou 9660-6667.


    Kaboomnet você conectado.
    • Blogger Comments
    • Facebook Comments

    0 ► Envie seu comentário:

    Item Reviewed: Pactual apresenta Projeto “Lixo Zero” que pretende acabar com lixão a céu aberto em Caraúbas Rating: 5 Reviewed By: Gidel de Morais

    Seguidores

    Scroll to Top