• ULTIMAS

    Diretora da Capes discute internacionalização na Ufersa

    Autoridades da Ufersa durante audiência com a Diretora Internacional da Capes / Foto Eduardo Mendonça Assecom
    A Diretora Internacional da Capes, a professora Doutora da Universidade de Brasília, Concepta McManus, passou toda esta segunda, 05, cumprindo agenda na Ufersa em Mossoró. Inicialmente, a Diretora foi recebida pelo Reitor, o professor José de Arimatea de Matos, e por alguns gestores da Universidade. O encontro foi na Reitoria onde também estavam o Vice-Reitor, o professor José Domingues Fontenelle Neto, o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, o professor Jean Berg Silva, a Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal, Valéria Veras, e os professores Débora Façanha e Carlos Eduardo Alves.
    A professora Concepta McManus é Diretora da Capes
    e professora da Universidade de Brasília

    A professora McManus fez uma explanação sobre o contexto atual da internacionalização nas universidades brasileiras. Segundo a Diretora, nos últimos anos foram investidos cerca de R$ 15 bilhões só em intercâmbios e cursos de brasileiros no exterior por meio de programas como o Ciências sem Fronteiras. Também foi informado que 78% dos alunos que foram estudar no exterior eram da graduação. Pelos novos ajustes que estão sendo feitos, o processo de internacionalização deve ser institucionalizado e não mais individual como acontecia. Isso significa que as instituições irão selecionar os seus próprios alunos para participar de cursos e intercâmbios no exterior. A ideia é fazer uma espécie de consórcio entre as Universidades de forma que as grandes instituições, que tenham experiência na área da internacionalização repassem às técnicas para as pequenas.

    “Nós queremos que as universidades pensem mais as bolsas, como o pesquisador está contribuindo não só para a sua formação, mas também para a formação da sua área de trabalho no país. Queremos estimular o estágio sênio, editais casadinhos e a participação de professor visitante”, destacou a Diretora McManus.

    Durante encontro na Reitoria, a professora McManus fez uma explanação sobre o contexto atual da internacionalização nas universidades brasileiras / Foto Eduardo Mendonça Assecom

    Com essas adequações acontecendo a expectativa é que mais alunos da pós-graduação sejam contemplados com a internacionalização. “As empresas de fomento como a Capes precisam investir mais na pós-graduação para melhorar a graduação. É preciso aumentar o volume de bolsas”, defendeu o Reitor Arimatea.

    Para o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Jean Berg Alves, as universidades agora precisam de uma política de internacionalização porque diante do novo contexto as responsabilidades irão aumentar. Para a Ufersa, o Reitor Arimatea defendeu a realização de um seminário integrador de forma a congregar as áreas da Universidade para também estimular a internacionalização.

    Após a audiência na Reitoria, a Diretora da Capes ministrou palestra sobre o tema da internacionalização e a tarde participou de uma banca de defesa de doutorado, a convite da professora Débora Façanha.


    Loja Bella Maria, o mais novo conceito de moda feminina em Caraúbas


    O mais novo conceito de moda feminina chegando em Caraúbas com preços acessíveis, com uma proposta de oferecer peças para mulheres modernas e ao mesmo tempo clássicas que gostam de se vestir com o que há de novidade na moda.

    A loja Bella Maria é organizada por Elaine Amorim e fica localizada na Rua Cel. Luiz Inácio, no Centro de Caraúbas, na manhã do dia 7 de novembro.

    Totalmente voltada para o público feminino, a loja Bella Maria, convida você para nos fazer uma visita. Venha até a nossa loja e aproveite os nossos preços baixos que preparamos especialmente para você. Além de tudo, ofertamos a você uma agradável experiência de compra, com um espaço com decoração charmosa e atendimento personalizado! Tenho certeza de que irão amar toda a coleção.

    Estaremos aguardando sua visita!

    • Blogger Comments
    • Facebook Comments

    0 ► Envie seu comentário:

    Item Reviewed: Diretora da Capes discute internacionalização na Ufersa Rating: 5 Reviewed By: Gidel de Morais

    Seguidores

    Scroll to Top