• ULTIMAS

    Piauí é o 5º estado do Brasil com menos uniões homoafetivas, diz IBGE

    Em 2013, foram 24 uniões entre pessoas do mesmo sexo no Piauí (Foto: Divulgação Tribunal de Justiça | Beto Marques Do G1 PI)

    O Piauí registrou ligeiro aumento no número de registros de uniões civis homoafetivas em 2015 comparado ao ano anterior. O número subiu de 14 para 16, de acordo com os dados de registro civis divulgados nesta quinta-feira (24) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O estado fica em último lugar na região Nordeste e é o quinto do país no registro de casamentos homoafetivos.
    Em 2013, desde que o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aprovou a realização dos casamentos em cartórios, foram 24 casamentos entre pessoas do mesmo sexo. Em 2015, no Piauí, foram registradas apenas 7 uniões de casais do sexo masculino e 9, do sexo feminino.
    Os estados do Acre (6), Amapá (6), Tocantins (8) e Roraima (7) foram os outros quatro estados que menos registraram uniões de pessoas do mesmo sexo.
    O Piauí foi um dos sete estados que tiveram retração no registro de casamentos homoafetivos. As principais reduções ocorreram na Paraíba (-7,7%) e em Sergipe (-6,3%).
    Os registros de casamentos homoafetivos cresceram 51,7% em todo o país desde que a resolução que permite a união civil entre casais homossexuais foi aprovada pelo CNJ.
    Foram 3.700 uniões em 2014. Este número saltou para 5.614 casos em 2015. No total, 14.168 foram realizadas no Brasil nesse período.

    Casamentos e divórcios

    Em números absolutos, foram registrados 1.131.707 casamentos entre pessoas de sexos opostos e 5.614 entre pessoas do mesmo sexo no ano passado em todo o país. No Nordeste foram 1047 casamentos, sendo 4969 somente no estado do Ceará.
    02-icem-caraubas
    Piauí registra grande número de casamentos com 20 anos de duração (Foto: Divulgação)
    O IBGE revelou ainda que o tempo de duração entre os casamentos e os divórcios são recordes no Piauí. Foram 886 uniões que duraram por 20 anos ou mais. O tempo nacional foi de 15 anos. Em média, o homem brasileiro se divorciou com 43 anos e a mulher com 40.
    No Piauí, os homens e mulheres entre 35 e 39 são os que mais separam no Piauí, sendo 344 casos de separação com pessoas do sexo masculino nesta faixa-etária e outras 397 do sexo feminino.
    Foram registrados no estado, ainda de acordo com o levantamento, foram 12.377 casamentos, 111 a menos registrados no ano de 2014. O Piauí é o sétimo do país em divórcios com 2.271 registros, sendo 1259 consensuais. Nestes casos, 898 mulheres ficaram com as guardas dos filhos.
    As mulheres piauienses são as que mais pediram divórcios. Foram 512 casamentos encerrados por vontade das mulheres e 495 pelos homens.


    Conveniência Imperial: Venha conhecer a melhor loja de Conveniência de Caraúbas e região, agora com pagamentos de boletos bancários


    Hoje, não dá pra ter um posto de combustível sem agregar serviços como loja de conveniência, e o Posto Imperial tem uma das mais conceituadas lojas de conveniência, trata-se da loja Conveniência Imperial.

    Com um excelente atendimento e a qualquer hora do dia, sempre que você visitar a loja terá a oportunidade de saborear deliciosas opções de lanches, bebidas, cereais, cafés, pães, sobremesas e muito mais. Além disso, nossos clientes poderá realizar as recargas para o seu celular de qualquer operadora.

    Lembrando que agora, a loja Conveniência Imperial está recebendo boletos de água, luz, telefone, título bancários, você não precisa mais pegar aquelas imensas filas para pagar o seu boleto bancário. 

    A loja Conveniência Imperial fica localizada na RN 117, em Caraúbas
    Org. Francisco José e Otaciana

    • Blogger Comments
    • Facebook Comments

    0 ► Envie seu comentário:

    Item Reviewed: Piauí é o 5º estado do Brasil com menos uniões homoafetivas, diz IBGE Rating: 5 Reviewed By: Gidel de Morais

    Seguidores

    Scroll to Top