• ULTIMAS

    Empresas potiguares passam a monitorar indicadores de sustentabilidade

    Moraes Neto - Agência Sebrae

    Caicó - Comportamento comum em grandes empresas, o monitoramento de indicadores de sustentabilidade possibilita a melhoria continuada nos negócios e mostra à sociedade que os empreendedores não estão preocupados apenas com faturamento e eficiência de produção. O instituto Ethos, referência nacional em indicadores de responsabilidade social, apresentou nesta semana os indicadores desenvolvidos em parceria com o Sebrae para o monitoramento de responsabilidade social adaptados ao contexto dos pequenos negócios.

    “O Sebrae apoia os pequenos negócios para que eles sejam sustentáveis e competitivos. Observamos os indicadores que o instituto Ethos desenvolveu para as grandes empresas, fizemos uma análise e destacamos 12 indicadores que se adéquam à realidade das micro e pequenas empresas”, destacou o diretor técnico do Sebrae-RN, João Hélio Cavalcanti. A apresentação dos indicadores ocorreu na Feira do Empreendedor. 

    A iniciativa Ethos e Sebrae é pioneira no Brasil e o objetivo é que os indicadores tragam impactos positivos para a gestão dos pequenos negócios. O empresário vai medir, por exemplo, se ele consegue separar as finanças pessoais das finanças da empresa, se implementa os direitos trabalhistas para os seus funcionários, bem como segurança e saúde no trabalho, se há licenciamento ambiental, e como é o relacionamento da empresa com a comunidade.

    O Sebrae observou que, no Brasil, mais de 90% dos negócios são micro e pequenas empresas. Grande parte é de empresas familiares, com acesso à informação limitado e sem muitos investimentos em tecnologia. “Se fomentarmos as práticas sustentáveis e somarmos o impactos ambiental, social e financeiro das pequenas empresas isso será muito significativo”, destacou João Hélio.

    Além da exposição do Sebrae, também participaram do evento de apresentação dos indicadores a coordenadora de gestão para o desenvolvimento sustentável do Instituto Ethos, Ana Lúcia de Melo Custódio,  que proferiu a palestra “Por que os indicadores Ethos-Sebrae são importantes para o meu negócio”, e Lorena Baumam de Figueiredo, gerente de recursos humanos das industrias Guararapes, que falou sobre “Programa Sustentabilidade na cadeia de valor”.

    O termo de adesão referente à parceria entre o Instituto Ethos, Sebrae-RN e Guararapes para desenvolvimento da sustentabilidade na cadeia de suprimentos foi assinado simbolicamente, ao final do evento, por representantes da Associação dos Faccionistas do Seridó (AFASE), da Associação Seridoense de Confecções (ASCONF) e da Redepetro RN. Vinte empresas estão inscritas nos Indicadores de Responsabilidade Social Ethos/Sebrae, sendo quinze facções têxteis e cinco empresas do segmento petróleo e gás.

    “São pequenas empresas que participam da cadeia de valor de grandes empresas. As facções, por exemplo, são fornecedores de uma grande indústria têxtil que é a Guararapes. É importante que os valores delas estejam alinhados, não só quanto ao método de produção e a qualidade do produto, mas também com relação a direitos trabalhistas, responsabilidade ambiental e social, ética e inclusão”, observou a gerente da Unidade de Desenvolvimento da Indústria do Sebrae-RN, Lorena Roosevelt. 


    Assistência Familiar São Luiz


    Caraúbas e região contam com o melhor e mais completo Plano de Assistência da região. Assistência Familiar São Luiz, oferecendo-lhe vantagens em vida, tais como médicos conveniados, descontos em Clínicas médicas, farmácias, dentistas, exames laboratoriais, óticas, lojas de eletrodomésticos e comércio em geral, disponibilizando ainda equipamentos para convalescentes do tipo bengalas, muletas, tipóias, colchões, andadores, cadeiras de rodas e cadeira de banho. 

    Assistência Familiar São Luiz, assistência pós-vida 24 horas com opções de Planos Básico, Clássico e Especial, faça já o seu com os nossos vendedores ou procure hoje o escritório situado na Rua Dona Quitéria Nº 155, Centro – Caraúbas -RN, ou se preferir ligue para os telefones (84) 3337-2365 ou (84) 99940-0900. Informamos ainda que estamos disponibilizando aos nossos clientes novas formas de pagamento, Cartão de Crédito, depósitos em conta, transferência bancária e Boletos Bancários.

    • Blogger Comments
    • Facebook Comments

    0 ► Envie seu comentário:

    Item Reviewed: Empresas potiguares passam a monitorar indicadores de sustentabilidade Rating: 5 Reviewed By: Gidel de Morais

    Seguidores

    Scroll to Top