• ULTIMAS

    Produção de orgânicos amplia as opções de negócios saudáveis


    Parnamirim – O crescimento do consumo de alimentos saudáveis pela população norte-rio-grandense está provocando um aumento significativo nas áreas de cultivo de produtos da horticultura orgânica. Atualmente o Estado possui 470 produtores certificados através da Organização de Controle Social (OCS) certificados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA. Hortaliças como alface, coentro, cebolinha, rúcula, manjericão, hortelã, berinjela, quiabo, maxixe, pimentão, tomate cereja e pimentas de cheiro estão sendo cultivadas em maior escala e já estão disponíveis em feiras de produtos orgânicos em várias partes do Estado.

    Para apresentar o potencial produtivo e as vantagens dos negócios com a produção de orgânicos, o Sebrae montou um stand de Horticultura no Espaço Empreendedor Rural, instalado no Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim, aberto a partir das 16 horas até o próximo sábado (15). Além das caraterísticas benéficas dos produtos orgânicos, os visitantes e empreendedores terão acesso à informações sobre as vantagens da produção orgânica, que tem valor agregado entre 20% e 30% em relação aos produzidos de forma convencional com defensivos agrícolas.

    Segundo o consultor e engenheiro agrônomo, Luiz IV da Câmara Jácome, a produção de orgânicos vem crescendo vertiginosamente com o aumento do consumo da população que busca qualidade de vida e longevidade. A qualidade, durabilidade pós-colheita e rentabilidade dos produtos tem despertado cada vez mais o interesse de agricultores de municípios como da região metropolitana de Natal, Touros, Cerará Mirim, Currais Novos, Santa Cruz, Acari, São José do Seridó, Caicó, Jucurutu, Apodi, Severiano Melo, Messias Targino, Frutuoso Gomes, Mossoró, Assú e Pendências, entre outros.

    A sustentabilidade ambiental, associada à onda de hábitos saudáveis com recomendações médicas e o valor agregado aos orgânicos são, segundo Luiz Jácome, uma motivação para o cultivo de hortaliças livres de agrotóxicos. “O pequeno produtor percebeu que o consumidor de hábito saudáveis está disposto a pagar mais pelo produto orgânico, aumentando a sua margem de lucro e a confiança na relação comercial”, avalia o engenheiro agrônomo. Para contornar as limitações relativas ao volume de produção, os produtores têm procurado investir no cultivo de produtos em períodos de plena safra, fazendo a rotação de culturas, enriquecendo o solo e diversificando a oferta.

    No Espaço Empreendedor Rural, foi montada uma feirinha de produtos orgânicos com hortaliças, castanha, mel e seus derivados. A produtora Edileuma Silva do Nascimento, que faz parte da OCS Produtores Orgânicos de Lagoa Azul (Prolazul), na Zona Norte de Natal, está há cinco anos cultivando hortaliças orgânicas e garante que é um bom negócio, sobretudo pela renda que consegue para o sustento das três filhas. “É bem mais vantajoso e a gente ainda pode plantar uma variedade maior de produtos, que tem boa aceitação”, comemora, lembrando que desde criança lida com a agricultura convencional. Hoje divide com o marido Adriano Fernandes do Nascimento o cultivo de orgânicos num terreno próximo a casa aonde mora.


    Agência Sebrae

    Acompanhe nossas novidades também no Facebook. Clique para curtir nossa fan Page

    ______________________________________________________ 

    Conveniência Imperial: Venha conhecer a melhor loja de Conveniência de Caraúbas e região, agora com pagamentos de boletos bancários


    Hoje, não dá pra ter um posto de combustível sem agregar serviços como loja de conveniência, e o Posto Imperial tem uma das mais conceituadas lojas de conveniência, trata-se da loja Conveniência Imperial.

    Com um excelente atendimento e a qualquer hora do dia, sempre que você visitar a loja terá a oportunidade de saborear deliciosas opções de lanches, bebidas, cereais, cafés, pães, sobremesas e muito mais. Além disso, nossos clientes poderá realizar as recargas para o seu celular de qualquer operadora.

    Lembrando que agora, a loja Conveniência Imperial está recebendo boletos de água, luz, telefone, título bancários, você não precisa mais pegar aquelas imensas filas para pagar o seu boleto bancário. 

    A loja Conveniência Imperial fica localizada na RN 117, em Caraúbas
    Org. Francisco José e Otaciana

    • Blogger Comments
    • Facebook Comments

    0 ► Envie seu comentário:

    Item Reviewed: Produção de orgânicos amplia as opções de negócios saudáveis Rating: 5 Reviewed By: Gidel de Morais

    Seguidores

    Scroll to Top