• ULTIMAS

    Mandioca é usada como ração animal, mas pode matar rabanho


    Planta nativa, originária do Brasil, a mandioca tem sido utilizada largamente por criadores na alimentação de animais, sejam bovinos, caprinos, ovinos, suínos e até de aves. Os nutrientes mais importantes para alimentação dos rebanhos estão principalmente na raiz, com bastante energia e na parte das folhas, que contém muita proteína. Apesar de ser um alimento rico em qualidade e abundante no interior do Estado, existe um problema na forma como é oferecido aos animais, porque a raiz e as folhas contêm substâncias que podem levar a morte de um rebanho inteiro.

    O alerta foi feito pelo consultor e engenheiro agrônomo, Manoel Neto, que falou sobre a alimentação animal com o uso da mandioca na palestra que fez durante um seminário sobre mandiocultura no Espaço Empreendedor Rural, que acontece na Festa do Boi, em Parnamirim. Segundo ele, atualmente não tem havido um aproveitamento de todo o potencial da planta.”, constata.

    Por ser uma cultura muito resistente e que consegue conviver com a seca, a mandioca é abundante no Agreste, Mato Grande e região serrana potiguar e garante uma quantidade significativa de alimento de qualidade para atender os rebanhos do estado. O engenheiro agrônomo explica que a planta possui dois glicosídeos cianogênicos que quando sofrem hidrólise produzem o ácido cianídrico, que é extremamente tóxico podendo matar os animais. “As variedades de mandioca brava têm uma concentração maior deste ácido”, avisa.

    Manoel Neto garante que existem técnicas simples para eliminar o ácido anídrico da raiz, quebrando manualmente ou em máquina específica e espalhando num local sombreado para volatizar o ácido no ambiente e, depois de 12 horas, pode ser oferecido aos animais. Da mesma forma é possível fazer com as folhas que podem ser processadas na forrageira.

    “Até os subprodutos da casa de farinha podem ser utilizados na alimentação animal. A casca, mesmo sendo um pouco mais pobre do que a mandioca em si, pode ser utilizada com uma boa quantidade de nutrientes. Inclusive a manipueira, resíduo da produção da farinha, pode ser deixada num depósito por três dias, sempre mexendo, até eliminar o ácido cianídrico do material”, ensina Manoel Neto, lembrando que os criadores contam a orientação técnica dos escritórios da Emater e a rede de consultores técnicos credenciados pelo Sebrae no Rio  Grande do Norte.


    Agência Sebrae

    Acompanhe nossas novidades também no Facebook. Clique para curtir nossa fan Page

    ______________________________________________________
    Odontoclínica é a melhor Clínica odontológica de Caraúbas e Região, com profissionais qualificados

    A Odontoclínica é uma clínica odontológica moderna e bem equipada que atende aos mais altos padrões de qualidade. Nosso objetivo é viabilizar o melhor tratamento dentário seja qual for a necessidade.

    A Odontoclínica oferece atendimento odontológico especializado em diversas áreas da odontologia: Estética, restauração, extrações, cirurgias, canal, próteses, ponte fixa, coroas, tartarectomia, gengivectomia, limpeza e aplicação de flúor.

    Os profissionais Dr. Neuremberg Fernandes, Cirurgião Dentista e Dr. Neuremberg Fernandes Filho, Cirurgião Dentista, buscam atualização constante em suas especialidades clínicas. Com equipamentos modernos e procedimentos inovadores fazem parte da filosofia de atendimento odontológico da empresa.

    Seus padrões de qualidade rigorosos e perfeccionismo tornam possíveis a concretização diária do compromisso de buscar o melhor resultado possível. O sorriso de um cliente satisfeito é para nós, a nossa razão de ser.

    Odontoclínica, Odontologia com Excelência! Fica bem localizada, ao lado da clínica de Dra. Velúzia, no centro de Caraúbas.

    Atendimento: 
    Horário: 09:00 às 12:00 e 1300 às 16:00 hs

                                    Manhã:
    Dr. Neuremberg Fernandes (Pai)= Segunda-feira
                                    Terça-feira
                                    Quinta-feira
    Pela manhã e tarde

                                    Tarde
    Dr. Neuremberg Fernandes (Filho)=Segunda-feira
                                    Terça-feira
                                    Quinta-feira
                                    Sexta-feira
                                    Sábado

    De segunda-feira a quinta-feira só horários marcados 


    Contato (84) 9672-5183/9820-0195/9981-3082/9926-4441
    • Blogger Comments
    • Facebook Comments

    0 ► Envie seu comentário:

    Item Reviewed: Mandioca é usada como ração animal, mas pode matar rabanho Rating: 5 Reviewed By: Gidel de Morais

    Seguidores

    Scroll to Top