• ULTIMAS

    Rio Grande do Norte e Ceará têm área livre da mosca-da-fruta


    Mossoró - Nos estados do Rio Grande do Norte e do Ceará  já é possível o cultivo de frutas em uma Área Livre de Praga (ALP). A praga é a mosca da fruta da espécie Anastrepha grandis, que ataca principalmente o melão e a melancia, produtos cultivados pelos dois estados. A criação da área atende a uma exigência fitossanitária de países importadores, como os Estados Unidos.

    A ALP foi apresentada a estudantes, produtores e agências de defesa de outros estados, em palestra realizada dentro da programação da Feira Internacional da Fruticultura Tropical Irrigada (EXPOFRUIT 2016). O encontro aconteceu hoje, às 14h, no auditório do Centro Tecnológico do Agronegócio (CTARN), na Universidade Federal Rural do Semi-árido (UFERSA).

    O diretor de defesa vegetal do RN, Marcus Vinicius B. de Araújo, um dos palestrantes, fala que o objetivo do encontro é a divulgação da ALP para estudantes e produtores que ainda não conhecem os locais fisicamente. O diretor de Defesa Vegetal do CE, José Tito Carneiro, o segundo palestrante, destaca o papel dessas áreas para a economia da região e também para a melhoria dos indicadores sociais nos dois estados. “Essa área é única na América Latina, reconhecida internacionalmente”, frisa Tito.

    A ALP é o resultado de um trabalho científico realizado em 1985 por especialistas em monitoramento da mosca-da- fruta. Marcus Vinicius explica que a área é livre da  espécie Anastrepha grandis e que existem outras espécies da mosca-da-fruta.

    Marcus destaca ainda que agências de defesa dos estados do Maranhão e Paraíba também estiveram presentes no encontro para fazer o reconhecimento da área In loco. O trabalho de monitoramento e manutenção da ALP é realizado de forma integrada entre o Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do Rio Grande do Norte (IDIARN) e a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará.

    A Expofruit 2016 será realizada de 21 a 23 no Expocenter/Ufersa em Mossoró, com o tema “Mais Longevidade para Você e Seus Negócios”. O Sebrae é parceiro na realização do evento que pretende movimentar R$40 milhões em negócios e receber um público de cerca de 15 mil pessoas nos três dias da feira. As rodadas de negócio serão realizadas nos dias 21 e 22, das 18h às 23h, no Espaço Sebrae.


    Agência Sebrae

    Acompanhe nossas novidades também no Facebook. Clique para curtir nossa fan Page

    ______________________________________________________

    Caraúbas AutoMotos: Juntos Realizando Sonhos!

    Adquira sua Moto Honda, Yamaha e Trax, Carro Novos e Usados de várias marcas, como também sua Casa Própria ou seu Terreno, através das linhas de financiamentos ou consórcios na LOJA CARAÚBAS AUTOMOTOS, através de seu representante legal Gildemar Oliveira (Galego da Honda). 

    Na Rua João Gomes de Oliveira, 474 – Centro. Agende uma visita através dos telefones (84) 3337-2290 e 9929-1929. 


    A cada semana uma Promoção Especial Pra VOCÊ. Vá lá conferir.
    • Blogger Comments
    • Facebook Comments

    0 ► Envie seu comentário:

    Item Reviewed: Rio Grande do Norte e Ceará têm área livre da mosca-da-fruta Rating: 5 Reviewed By: Gidel de Morais

    Seguidores

    Scroll to Top