• ULTIMAS

    Programa subsidia inovação nos pequenos negócios potiguares

    Programa ajuda produtores rurais, como o bovinocultor José Cláudio, a promover melhorias na propriedade

    Natal – Em tempos de crise, investir em inovação pode ser uma das saídas para os pequenos negócios se manterem no mercado de forma produtiva e competitiva. E as pequenas empresas potiguares contam com uma iniciativa de fomento à inovação tecnológica. Trata-se do Sebraetec, um programa executado pelo Sebrae no Rio Grande do Norte que oferece, de forma subsidiada, serviços de inovação e tecnologia para melhoria do processo produtivo, dos serviços e dos produtos desenvolvidos por empresas com faturamento anual de até R$ 3,6 milhões. Somente no ano passado, o programa beneficiou 3.641 empresas no RN e a meta é até dezembro apoiar outros 2,3 mil negócios em todas as regiões do estado.

    Por meio do Sebraetec, o empresário pode implementar as melhorias com ajuda de uma rede de consultores e prestadores de serviços tecnológicos contratada pelo Sebrae  para adequar seu produto, serviço ou processo produtivo à realidade do mercado, com subsídios não reembolsáveis de 60% para microempreendedores individuais e produtores rurais, e de 50% para micro e pequenas empresas.

    O suporte tecnológico via Sebraetec vai desde consultorias para identificar as necessidades da empresa, acompanhamento para assegurar os melhores resultados e minimizar os riscos, e até auxílio na melhor escolha para os investimentos em tecnologia e inovação. O Sebraetec atua em sete áreas distintas, como design, produtividade, propriedade intelectual, qualidade inovação, sustentabilidade e serviços digitais.

    De acordo com a gestora do programa no Sebrae-RN, Marijara Leal, podem participar do programa os empresários já atendidos por qualquer projeto setorial da instituição e também os empreendedores que ainda não são atendidos. Para isso, basta procurar diretamente um dos pontos de atendimento do Sebrae na capital e nas cidades do interior, através de escritórios regionais instalados nas cidades-polo de Apodi, Assú, Caicó, Currais Novos, João Câmara, Mossoró, Nova Cruz, Pau dos Ferros e Santa Cruz.

    “Com o programa, o Sebrae coloca a inovação de forma mais acessível aos pequenos negócios para torná-los competitivos mesmo diante de cenários de retração econômica. Essas empresas que participam do programa descobrem que pequenas mudanças podem gerar excelentes resultados”, justifica Marijara Leal, informando que, em 2015, foram investidos mais de 12,5 mil em ações de inovação nas empresas atendidas no estado. Nos primeiros nove meses deste ano, 1.130 negócios contaram com o apoio do Sebraetec.

    O programa

    O objetivo principal do Sebraetec é oferecer acesso subsidiado a serviços tecnológicos e de inovação para as empresas pertencentes às categorias de microempreendedores individuais (MEI), microempresas (ME), empresas de pequeno porte (EPP) e produtores rurais, cujo faturamento anual não ultrapasse o teto da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, que atualmente é de R$ 3,6 milhões.

    O bovinocultor José Claúdio de Souza, da Agropecuária SK, uma pequena propriedade de 20 hectares na cidade de Lagoa Nova (distante 211 quilômetros de Natal), é um dos produtores rurais beneficiados pelo Sebraetec, através do projeto Leite & Genética. Com os subsídios ofertados pelo programa, o produtor conseguiu melhorar a produção leiteira do rebanho de 90 cabeças de gado da raça girolando, com técnicas de melhoramento genético. Ele ampliou significativamente a produção diária de leite com inseminação artificial das matrizes e hoje obtém um patamar de produção de 800 litros de leite por dia, mantendo-se competitivo mesmo se tratando de um pequeno rebanho.

    A solução atualmente está dividida nas modalidades Orientação, para empresas que necessitam de serviços tecnológicos de baixa complexidade, e Adequação, para aquelas que carecem de suporte tecnológico classificado como de média ou alta complexidade.

    Na modalidade Orientação, como o próprio nome diz, a empresa recebe orientações e consultorias tecnológicas, a fim de ajustar e melhorar seu processo produtivo. Já na modalidade Adequação, o objetivo é adequar, ou até mesmo alterar, de forma significativa, seus produtos, serviços ou processos produtivos, conforme as exigências legais e necessidades do mercado. 



    Acompanhe nossas novidades também no Facebook. Clique para curtir nossa fan Page

    ______________________________________________________

    Caraúbas AutoMotos: Juntos Realizando Sonhos!

    Adquira sua Moto Honda, Yamaha e Trax, Carro Novos e Usados de várias marcas, como também sua Casa Própria ou seu Terreno, através das linhas de financiamentos ou consórcios na LOJA CARAÚBAS AUTOMOTOS, através de seu representante legal Gildemar Oliveira (Galego da Honda). 

    Na Rua João Gomes de Oliveira, 474 – Centro. Agende uma visita através dos telefones (84) 3337-2290 e 9929-1929. 


    A cada semana uma Promoção Especial Pra VOCÊ. Vá lá conferir.
    • Blogger Comments
    • Facebook Comments

    0 ► Envie seu comentário:

    Item Reviewed: Programa subsidia inovação nos pequenos negócios potiguares Rating: 5 Reviewed By: Gidel de Morais

    Seguidores

    Scroll to Top