• ULTIMAS

    I Passeata em defesa dos direitos da Comunidade Surda acontecerá em Caraúbas



    A ASCAR (Associação de Surdos de Caraúbas) está organizando uma passeata para comemorar o SETEMBRO AZUL que é o mês do “SURDO” , e também apresentar a sociedade caraubense que agora a cidade conta com uma associação que estará diretamente trabalhando na inclusão dos surdos no convívio social e escolar.

    Esta programação acontecerá no dia 24 de setembro, e reunirá toda a comunidade surda, e com a presença das escolas das redes Estaduais, Municipais e Privadas de nosso município que também serão convidadas para se engajar nessa luta em defesa dos direitos dos nossos surdos caraubenses. A passeata está prevista para siar às 08h da manhã do Posto Imperial. E logo após a passeata acontecerá um feijoada em prol da ASCAR.

    Informações importantes sobre a comunidade surda

    Tem sido um desafio a inclusão dos Surdos especiais no Brasil, e  discutir sobre a educação dos surdos e como ela vem existindo aponta para a realidade das suas necessidades que por muito tempo foi negligenciada.

    Postos à margem das questões sociais, culturais, e educacionais os surdos muitas vezes não são vistos pela sociedade por suas potencialidades, mas pelas limitações impostas por sua condição. São definidos como deficientes e, portanto incapaz, isso acontece por causa de um atraso na aquisição da linguagem que os surdos têm no seu desenvolvimento, já que, na maioria das vezes, o acesso a ela é inexistente.

    O Brasil reconheceu a Língua Brasileira de Sinais/ Libras, por meio da Lei nº 10.436/2002, como a Língua das comunidades surdas brasileiras, que no seu artigo 4º, dispõe que o sistema educacional federal e sistemas educacionais estaduais, municipais e do Distrito Federal devem garantir a inclusão nos cursos de formação de Educação Especial, em seus níveis médio e superior, do ensino da Língua Brasileira de Sinais / Libras, como parte integrante dos Parâmetros Curriculares Nacionais. Então Dia 26 de Setembro é o Dia do Surdo no Brasil.

    • Blogger Comments
    • Facebook Comments

    0 ► Envie seu comentário:

    Item Reviewed: I Passeata em defesa dos direitos da Comunidade Surda acontecerá em Caraúbas Rating: 5 Reviewed By: Gidel de Morais

    Seguidores

    Scroll to Top