• ULTIMAS

    Projeto de audiovisual investe na capacitação


    O Projeto RPTV – Rede Potiguar de Televisão tem realizado diversas ações na área do audiovisual. Semanalmente são realizadas exibições e debates de filmes nacionais e locais de curta metragem.  As ações também acontecem no campo da formação através de oficinas de fotografia, produção audiovisual e cinema de animação.

    A iniciativa é um projeto inédito que articula educação, cultura e comunicação a partir de uma estratégia de desenvolvimento do protagonismo de crianças, adolescentes e jovens.

    “O grande mérito da RPTV é o de articular o uso das novas tecnologias, a cultura local, o protagonismo de crianças, adolescentes e jovens, bem como a mobilização comunitária no processo de construção do conhecimento e da mudança social”, disse Raimundo Melo – coordenador da iniciativa.

    Essas atividades acontecem em escolas públicas de Currais Novos e outros 05 municípios: Natal, Florânia, Nísia Floresta, Campo Grande e Assú e envolvem crianças adolescentes e jovens. Nesse processo, os professores das escolas parceiras participam ativamente das capacitações, atuando como multiplicadores da proposta.

    Nas atividades de exibição de filmes, um dos objetivos é fortalecer o acesso da população ao cinema nacional e incentivar a produção audiovisual local, além de ser um espaço de articulação e intercâmbio de alunos, professores, artistas e grupos que promovem a arte e a cultura nos municípios.

    A fotografia e o exercício do olhar

    Nas oficinas de fotografia e produção audiovisual, os participantes exercitam o olhar sobre a realidade e o lugar onde vivem, na perspectiva de incentivar o protagonismo de crianças e adolescentes.

    O trabalho é coordenado para permitir que os participantes aprendam a linguagem fotográfica e audiovisual, bem como suas técnicas para depois aplicar o conteúdo aprendido na sua própria comunidade. Eles saem a campo e registram o cotidiano, a arte e a cultura da localidade onde estão inseridos.

    Um dos resultados desse trabalho na área de formação do campo da fotografia é a séria de cartões postais publicadas a partir do trabalho realizado na Comunidade Quilombola Negros do Riacho, em Currais Novos, distante 180 km da capital. As fotos dos postais foram produzidas por crianças, adolescentes e jovens que fazem parte do Projeto RPTV – Educação, Cultura e Comunicação que fizeram o registro da sua realidade e do seu cotidiano.

    A série de cartões postais da comunidade quilombola é o primeiro registro feito na localidade com a participação direta dos moradores. As fotos que fazem parte da série de postais também foram transformadas em uma exposição fotográfica, que de forma itinerante percorre os municípios onde o projeto atua.

    Produção audiovisual

    O Projeto RPTV é um projeto inédito que articula educação, cultura e comunicação a partir do protagonismo de crianças, adolescentes e jovens. Nesse sentido, o projeto tem realizado uma série de registro audiovisuais com artistas populares do Rio Grande do Norte com o objetivo de promover o registro e a difusão desses artistas e das manifestações tradicionais nordestinas.

    No campo do audiovisual e a partir de um trabalho de mapeamento, o projeto tem formatado uma série de documentários e reportagens com nomes da cultura popular potiguar e nordestina. São músicos, artesãos, mamulengueiros, poetas, cordelistas e tantos outros que a partir dessa ação têm seus trabalhos divulgados na televisão e em espaços de formação de plateia.

    “A ideia do projeto não é apenas fazer o registro, e sim, fazer a divulgação e o debate em torno dessa produção cultural local que é tão pouco conhecida e com isso, promover a valorização desses artistas e dessas manifestações”, disse Talita Barbosa, uma das coordenadoras da iniciativa.

    Todos os produtos que são resultados do projeto são trabalhados dentro do espaço de sala de aula com escolas parceiras e veiculados no canal 51 da TV a Cabo em Currais Novos e na TV Web: rptv.com.br. O projeto trabalha para ocupar também os canais educativos e culturais nas cidades de Natal, Mossoró e Assú. 

    Todo esse trabalho é realizado pelo Centro de Documentação e Comunicação Popular – CECOP, conta com a parceria da Secretaria Estadual de Educação e Cultura, o Prêmio Itaú/Unicef, duas associações comunitárias e escolas da rede pública municipal e estadual. A iniciativa da RPTV é patrocinada pela Petrobras.




    Acompanhe nossas novidades também no Facebook. Clique para curtir nossa fan Page

    ______________________________________________________

    Mercadinho O Esquinão Rede 10: "Melhores Preços e Melhor Atendimento"

    Mercadinho O Esquinão Rede 10, oferece aos seus clientes amplas instalações, os melhores preços e o melhor atendimento da cidade com uma variedade em mercadorias, como: materiais escolares, gêneros alimentícios, perfumaria, e utilidades em gerais. Venham fazer uma visita.

    Localizado no cruzamento das Ruas Cel. Luiz Inácio com João Gomes de Oliveira, centro – Caraúbas/RN.

    Contato: (84) 3337-2161 ou 9988-0500 
    Organização: João Maria e Loura.

    • Blogger Comments
    • Facebook Comments

    0 ► Envie seu comentário:

    Item Reviewed: Projeto de audiovisual investe na capacitação Rating: 5 Reviewed By: Gidel de Morais

    Seguidores

    Scroll to Top