• ULTIMAS

    Campanha Faça Bonito lota as ruas de Caraúbas na culminância das atividades de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

    Centenas de alunos diversas escolas do município de Caraúbas participaram da caminhada intitulada FAÇA BONITO, que marcou a culminância das atividades do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que começou no dia 18 de maio, promovido pela Secretaria Municipal do Trabalho e da Assistência Social, que teve como objetivo mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes.

    A concentração começou por volta das 16h45, desta terça-feira (31), em frente ao Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS, “José Francisco dos Santos – Zé Coió”, que fica localizado na Av. Benjamin Constant, bairro Leandro Bezerra. Uma verdadeira multidão de alunos de escolas municipais, estaduais e particulares, fizeram BONITO, pelas ruas de Caraúbas, com cartazes e palavras de ordens, levando a população a mensagem em defesa dos direitos das crianças e adolescentes.
    Após percorrer diversas vias da Caraúbas, a caminha terminou na Praça Reinaldo Pimenta, no centro da cidade, onde aconteceu uma programação especial. Diretoras de cada escola que participaram da caminhada de encerramento foram agraciada com uma comenda da Secretaria Municipal do Trabalho e da Assistência Social, alunos também foram contemplados com comendas, por ter desenvolvidos atividades realizadas dentro da programação “FAÇA BONITO”.
    Falando sobre a campanha deste ano, a secretária Auriceia Henrique Praxedes Fernandes, destacou: “Quanto mais divulgarmos a causa, maior a nossa força de mobilização. Violência sexual é um tema delicado e que normalmente acontece de forma velada. Se ninguém falar do assunto, ninguém fica sabendo. Portanto denuncie, FAÇA BONITO, disque 100”, comentou a Secretária Municipal do Trabalho e da Assistência Social. 

    Todos os casos de violência e exploração de crianças e adolescentes devem ser denunciados a órgãos competentes como: Conselho Tutelar: 3276-2082; ou ainda pelo Disque 100 que tem ligação gratuita.

    A caminhada faz parte de uma série de atividades desenvolvidas neste mês pela Secretaria Municipal do Trabalho e da Assistência Social, que tem à frente da pasta, Auriceia Henrique Praxedes Fernandes. Dentro da programação foram desenvolvidas atividades, como: palestras de capacitação, um evento pontual onde foram entregues comendas homenageando o trabalho executado por diversos órgãos em defesa da criança e adolescentes, blitz educativas entre outros.

    Entenda:
    No dia 18 de maio de 1973, a menina Araceli Cabrera Sanches, então com 8 anos, foi drogada, espancada, estuprada e morta por membros de uma tradicional família capixaba. O crime bárbaro, ocorrido em Vitória, no Espírito Santo, foi amplamente divulgado e chocou todo o país.

    Em 1998, cerca de 80 entidades públicas e privadas, reuniram-se na luta pelo fim da exploração sexual e comercial de crianças e adolescentes. Nesse encontro surgiu a ideia de criar um dia nacional como marco da luta contra o abuso. A então deputada federal Rita Camata, criou o projeto de lei instituindo a data de 18 de maio como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infanto-Juvenil.

    O projeto foi sancionado em maio de 2000. Desde então, todos os anos são promovidas atividades em todo o país para conscientizar a sociedade e as autoridades sobre a gravidade da violência sexual contra crianças e adolescentes. A data também procura manter viva a memória nacional do crime sofrido por Araceli.

    O símbolo da campanha, uma flor amarela, surgiu durante a mobilização do Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes de 2009, porém, o que era para ser apenas uma campanha, em 2010 se tornou um símbolo. Por lembrar desenhos da primeira infância e também associar a fragilidade de uma flor com a de uma criança, o desenho cria maior proximidade da sociedade à identificação da causa.

     

     

     

     




     

     

     

     


     


     

     


















































































































    Acompanhe nossas novidades também no Facebook. Clique para curtir nossa fan Page

    ______________________________________________________ 

    Internet banda larga com 2 megas por apenas 50.00 reais você encontra na KABOOMNET

    A kaboomnet esta com uma grande promoção de internet banda larga, até o dia 30 de setembro a instalação é totalmente grátis, com planos surpreendentes, 2 megas a partir de 50.00 reais, passe lá e confira ou ligue: 3329-2134 ou 9660-6667.

    Kaboomnet você conectado.


    • Blogger Comments
    • Facebook Comments

    0 ► Envie seu comentário:

    Item Reviewed: Campanha Faça Bonito lota as ruas de Caraúbas na culminância das atividades de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes Rating: 5 Reviewed By: Gidel de Morais

    Seguidores

    Scroll to Top