• ULTIMAS

    Prefeito potiguar vence premiação nacional do Sebrae

    Richardson Cunha implementou o projeto Empreendendo com Vigilância e venceu a etapa nacional do prêmio

    Natal – Entre 148 concorrentes de todos os estados do Brasil, o prefeito de Sítio Novo, Richardson Xavier Cunha, foi um dos 12 vencedores da nona edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, que reconhece os gestores públicos que criam projetos de estímulo aos pequenos negócios em suas cidades. Richardson Cunha levou o troféu na categoria Destaque Temático - Inclusão Produtiva com Segurança Sanitária, sendo projetado para todo o país como um gestor que saber aliar boas práticas em segurança alimentar e empreendedorismo.  A solenidade de entrega foi realizada na noite desta terça-feira (10), na sede do Sebrae Nacional, em Brasília (DF).

    “Foi uma grata surpresa. Estamos altamente satisfeitos, pois se trata de uma premiação importante que vai servir de estímulo para prefeitos de outros municípios. Vejo também como um reconhecimento público nacional do trabalho que venho fazendo nos últimos quatro anos”, declarou Richardson Cunha, que soube da notícia do prêmio por telefone no momento da solenidade. Ele não pôde comparecer à entrega por motivos pessoais, sendo representado pela secretária de turismo do município, Aylana Laíssa Medeiros Borges.

    O Rio Grande do Norte havia enviado seis representantes que foram sagrados campeões da etapa estadual - os prefeitos de Acari, Bom Jesus, São Gonçalo do Amarante, Serra de São Bento, Sítio Novo e Tenente Laurentino Cruz – para concorrer à fase nacional, mas apenas Richardson Cunha foi anunciado como vencedor na noite de premiação. Não foi por menos. O gestor conseguiu implantar na pequena cidade do Agreste Potiguar, com pouco mais de cinco mil habitantes, um programa de segurança alimentar e sustentabilidade junto aos empreendimentos locais de pequeno porte.

    Denominada ‘Empreendendo com Vigilância’, a iniciativa estimulou bares, restaurantes, lanchonetes, escolas, mercearias, agricultores e salões de beleza a adotar boas práticas nas áreas manipulação de alimentos e, no caso dos salões de beleza, destino correto de rejeitos químicos com apoio da vigilância sanitária do município. Com investimentos de R$ 90 mil, o projeto promoveu uma conscientização dos empreendedores acerca da importância das boas práticas de segurança sanitária para preservação da saúde dos consumidores e fortaleceu a atividade empresarial local ao criar um ambiente favorável ao empreendedorismo.

    Distante cerca de 100 quilômetros da capital potiguar, Sítio Novo tem como um dos pilares econômicos o turismo, devido ao Castelo de Zé dos Montes, uma construção em estilo medieval erguida no alto da serra em pleno semiárido nordestino, e elevações que favorecem a prática de rapel e turismo de aventura.
    Aylana Laíssa Medeiros Borges representou o prefeito e recebeu o troféu

    Para implementação do projeto Empreendendo com Vigilância, o prefeito contou com parceria do Sebrae no Rio Grande do Norte. O município ingressou no projeto DET Potengi em julho de 2014 e, a partir disso, foi iniciado um trabalho da identificação de fomento as vocações locais, melhoria do ambiente de negócios e atendimento aos empreendedores locais. Também foi realizado o curso de Boas Práticas de Manipulação de Alimentos para as merendeiras das escolas municipais e os agentes administrativos da área de licitações da prefeitura foram capacitados no curso de Compras Governamentais e assim como alguns fornecedores de Sítio Novo, participaram da 1ª Rodada de Compras Governamentais do Potengi.

    “Diante das ações, percebemos o empenho do município de promover o desenvolvimento local e a melhoria da competitividade das micro e pequenas empresas da cidade, com relatos positivos de empreendedores locais que formalizaram seus negócios, aumentaram seu faturamento devido a elevação de visitantes ao município e que hoje se sentem mais estimulados a empreender”, disse a analista do Escritório Regional do Sebrae no Trairi, Ana Ubarana.

    A categoria em que o prefeito potiguar foi campeão foi criada nesta edição do prêmio, e por isso, ele se tornou o primeiro vencedor desse destaque temático do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor. O objetivo da premiação é incluir o empreendedorismo definitivamente na agenda da gestão municipal, a exemplo da saúde, educação, segurança e infraestrutura. A edição deste ano superou as expectativas e a meta de inscrições, que era de 1,5 mil projetos. As unidades do Sebrae nos estados receberam mais de 1,8 mil inscrições de projetos.

    Todos os vencedores
    Sebrae premiou em Brasília os prefeitos brasileiros com as melhores iniciativas
    Também se sagraram vencedores desta edição a prefeita de Boa Vista (RR), Maria Teresa Surita, na região Norte e, no Nordeste, o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio Bezerra. No Centro-Oeste, o prefeito de Nova Andradina (MS), Roberto Hashioka Soler, enquanto, no Sudeste, o prefeito de Brejetuba (ES), João do Carmo Dias. No Sul, o prefeito de Gramado (RS), Nestor Tissot.

    Além dos campeões por região, a premiação também reconheceu os destaques temáticos, nos quais Richardson Cunha foi um dos vencedores.  Na categoria Destaque Temático - Implementação e Institucionalização da Lei Geral venceu o prefeito de Nova Ipixuna (PA), Sebastião Damascena Santos. Na categoria Destaque Temático - Compras Governamentais de Pequenos Negócios, levou o troféu o prefeito de Timbó (SC), Laércio Schuster Júnior, e na categoria Destaque Temático – Desburocratização e Formalização a prefeita de Laranjeiras do Sul (PR), Sirlene Pereira Ferreira Svartz.

    O título de Destaque Temático - Pequenos Negócios no Campo ficou com Mário Sérgio Lubiana, prefeito de Nova Venécia (ES), e o de Destaque Temático - Inovação e Sustentabilidade foi para Jeferson Andrade Batista, prefeito de Madre de Deus (BA). O prefeito de Santarém (PA) Alexandre Raimundo de Vasconcelos Wanghon venceu na categoria Destaque Temático - Municípios Integrantes do G100.

    Acompanhe nossas novidades também no Facebook. Clique para curtir nossa fan Page

    ______________________________________________________ 

    Internet banda larga com 2 megas por apenas 50.00 reais você encontra na KABOOMNET

    A kaboomnet esta com uma grande promoção de internet banda larga, até o dia 30 de setembro a instalação é totalmente grátis, com planos surpreendentes, 2 megas a partir de 50.00 reais, passe lá e confira ou ligue: 3329-2134 ou 9660-6667.

    Kaboomnet você conectado.
    • Blogger Comments
    • Facebook Comments

    0 ► Envie seu comentário:

    Item Reviewed: Prefeito potiguar vence premiação nacional do Sebrae Rating: 5 Reviewed By: Gidel de Morais

    Seguidores

    Scroll to Top