• ULTIMAS

    Ufersa inicia campanha pelo respeito às normas de acessibilidade

     
    A Universidade Federal Rural do Semi-Árido, por meio da Coordenação de Ações Afirmativas, Diversidade e Inclusão Social – Caadis, iniciou uma campanha de sensibilização pelo respeito às normas de acessibilidade no trânsito, com o intuito de instruir as pessoas a entender sua importância. O lançamento da campanha aconteceu nesta segunda, 21, na Sala dos Conselhos no prédio da Reitoria. Participaram do evento, o professor Francisco Praxedes de Aquino, Decano na função de Reitor, e representantes da Superintendência de Infraestrutura, do Gabinete, das Pró-Reitorias e da Caadis. O presidente da Comissão da Pessoa com Deficiência da OAB Mossoró, o advogado Michaell Magnus, também participou do lançamento.

    “Esta é uma campanha que já existe na Ufersa desde 2014, onde fizemos um diagnóstico das condições de acessibilidade nos espaços físicos do campus central. Nós observamos toda essa questão física e atitudinal e vimos que existiam obras, recursos de acessibilidade como rampas, plataformas, no entanto observamos que precisava mudar o comportamento das pessoas no sentido de respeitar os espaços. Agora estamos fazendo uma campanha de sensibilização e conscientização para isso” explicou o representante da OAB.

    O técnico da Caadis, Wiqlifi Bruno, explica que a multa moral serve para a sensibilização, quando alguém estacionar em uma vaga para deficiente, obstruir uma rampa ou uma calçada, um multiplicador aplica a multa. “Muitas vezes o único meio de uma pessoa com deficiência, por exemplo, um cadeirante, consegue se locomover é nessas calçadas, mas elas são obstruídas” comenta o servidor.

    O engenheiro da Superintendência de Infraestrutura, Eriberto Mendes, disse que a Ufersa vem se adaptando às normas de acessibilidade para oferecer inclusão a todos os alunos e servidores deficientes. “Para essa campanha, algumas ações já foram tomadas como a liberação de vias obstruídas e estamos concluindo a sinalização das vagas de estacionamento. Até o dia 10 de abril vamos terminar os serviços de sinalização horizontal para identificar todas essas vagas para deficientes”, destacou Eriberto.

    Para reforçar a campanha, a Caadis também desenvolveu o projeto da Multa Moral. Segundo a professora Ady Canário, essa multa não será aplicada imediatamente. Ela explica que a fase agora é de orientação e de conscientização de toda a comunidade acadêmica para a acessibilidade. A  multa moral é uma ação simbólica, nos quais os multiplicadores da campanha, que são professores, técnicos e a comunidade acadêmica, serão encarregados de ao perceberem uma infração aplicar a multa.

    Acompanhe nossas novidades também no Facebook. Clique para curtir nossa fan Page

    ______________________________________________________

    Caraúbas AutoMotos: Juntos Realizando Sonhos!

    Adquira sua Moto Honda, Yamaha e Trax, Carro Novos e Usados de várias marcas, como também sua Casa Própria ou seu Terreno, através das linhas de financiamentos ou consórcios na LOJA CARAÚBAS AUTOMOTOS, através de seu representante legal Gildemar Oliveira (Galego da Honda). 

    Na Rua João Gomes de Oliveira, 474 – Centro. Agende uma visita através dos telefones (84) 3337-2290 e 9929-1929. 


    A cada semana uma Promoção Especial Pra VOCÊ. Vá lá conferir.
    • Blogger Comments
    • Facebook Comments

    0 ► Envie seu comentário:

    Item Reviewed: Ufersa inicia campanha pelo respeito às normas de acessibilidade Rating: 5 Reviewed By: Gidel de Morais

    Seguidores

    Scroll to Top