• ULTIMAS

    Caraúbas completa 148 anos: vamos conhecer como se deu sua fundação

               
    O primeiro nome dado a Caraúbas foi Várzea das Caraúbas; depois os índios Payacus chamaram Carahu-mba (fruta da casca negra) – nome de uma árvore na linguagem indígena (tupy Guarany); logo após os tropeiros chamaram-na de Caraúbas, nome que passou ao Município e posteriormente á cidade.

    As margens de um afluente do Rio Mossoró, eram tantas as Caraúbas que davam sombra e ostentava um cerne gigantesco que os viajantes, nas suas jornadas, marcavam sempre um ponto de descanso na várzea das Caraúbas, nome que passou ao município e à cidade que hoje se ergue, com seu casario regular e bem tratado, no meio de extensos tabuleiros.  
         
    Conforme Manoel Jácome de Lima (1958) 
    Com o crescimento da povoação foi criado o Distrito de Paz de Caraúbas no dia 23 de Março de 1852, pela Lei Provincial nº. 250, sendo instalado um Juizado de Paz, depois é que passou a Município e, mais tarde, a Cidade.
                                                         Sobre a Fundação 
    O Capitão Leandro Bezerra Cavalcante, veio de Pernambuco, com a finalidade de fixar residência em no município atendendo um convite do tenente-General Francisco de Souza Falcão, entre 1760 e 1770, e lá instalou uma fazenda de gado. Em 1791, uma grande seca ameaçou exterminar o gado da região. Leandro da Cunha, devoto de São Sebastião, prometeu construir uma capela para o santo se surgisse água franca para a manutenção de sua fazenda. Cavando então um poço perto do riacho a água jorrou em abundância e nunca mais secou. 
    A partir desse momento o poço passou a ser chamado de Poço de São Sebastião. Construída a capela, as romarias e as festas religiosas realizadas atraíam para o local grande número de fiéis, que vinham até mesmo dos mais distantes sertões e, como a fazenda de Leandro não tinha nome, todos diziam que estavam indo para as “Caraúbas”.


    O distrito Caraúbas foi criado pela Lei n°250, de 23 de Março de 1852 e elevado à freguesia pela Lei n°408, de 1 de Setembro de 1858. Em 5 de Março de 1868, através da Lei n°601, Caraúbas desmembrou-se de Apodi e tornou-se município do Rio Grande do Norte.

    O Blog agradece ao senhor Toinho Sales da banda de música que posta constantemente memórias de nossa cidade no Grupo do facebook Filhos e amigos de Caraúbas, todas as fotos são de direitos autorais dele.




                                                                           Centro da cidade

                                                    Desfile cívico pelos 100 anos da nossa terrinha
                                             Visita do Presidente Getúlio Vargas a Caraúbas

                                       Linhas férreas em Caraúbas na parede do Açude Grande
                                                Celso da pensão próxima a bomba ainda era na manivela



                                     Trabalhadores abrindo estradas sentido campo grande
                        Desfile cívico no dia 05 de Março em homenagem aos 100 anos da cidade
                                                      Praça Antiga no centro da cidade




    • Blogger Comments
    • Facebook Comments

    0 ► Envie seu comentário:

    Item Reviewed: Caraúbas completa 148 anos: vamos conhecer como se deu sua fundação Rating: 5 Reviewed By: Gidel de Morais

    Seguidores

    Scroll to Top