• ULTIMAS

    Conselho Superior da Ufersa aprova instrução normativa para consulta de reitor e vice

     
    Depois de dois dias de debate, o Conselho Superior da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, o Consuni, aprovou nesta última quarta-feira, 03, a Instrução Normativa referente à Resolução 003/15 que trata sobre o processo de consulta à comunidade universitária para a sucessão de reitor e vice da Ufersa.

    Pelas normas aprovadas, as inscrições de chapa vão de 29 de fevereiro a 1º de março e a homologação das candidaturas acontece no dia 15 de março com o sorteio do número das chapas. De acordo com o presidente da Comissão para a Instituição da Consulta, o professor Alan Martins, a campanha será iniciada no dia da homologação e segue até 12 de abril. Dia 13 acontece a consulta propriamente em urnas distribuídas nos 4 campus da Ufersa.

    Para agilizar o pleito e dar mais segurança à votação, a Comissão solicitou urnas eletrônicas ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Por enquanto, ainda não há resposta à solicitação. Caso não seja possível a utilização das urnas eletrônicas, a consulta vai ocorrer de forma manual em cédulas. A apuração deve começar logo após a votação e o resultado será levado ao Consuni que terá a missão de deliberar sobre a escolha da comunidade acadêmica. A posse está prevista para acontecer 90 dias após a votação do Consuni.

    PARIDADE – Pela primeira vez na história da Ufersa, a consulta para reitor e vice será realizada de forma paritária, ou seja, professores, técnicos e estudantes terão o mesmo peso eleitoral na votação. Uma realidade diferente dos últimos pleitos quando os votos dos docentes representavam 70% de peso na disputa. Técnicos e estudantes tinham apenas 30% de peso no processo de escolha.

    O projeto do voto paritário à consulta para reitor e vice da Ufersa era um objetivo antigo de estudantes e técnicos-administrativos da Universidade, mas só há pouco mais de 1 ano que houve um resultado ao apelo da comunidade acadêmica. Em novembro de 2014, o reitor José de Arimatea de Matos assinou a portaria designando uma comissão para os trabalhos de implementação do voto paritário e, em fevereiro de 2015, o Consuni deliberou e aprovou a Resolução 003/15 que deixou professores, técnicos e estudantes com pesos iguais na hora de escolher reitor e vice da Ufersa. “Há tempo de plantar e tempo de colher. Ainda em 2014 nomeamos uma comissão para instituir a paridade na Ufersa, hoje, dois anos depois, conseguimos aprovar a primeira norma para consulta de Reitor de forma paritária! Um marco na nossa instituição. Uma vitória que não é atribuída apenas a nossa gestão, toda a comunidade universitária sai vitoriosa com mais essa vivência de democracia”, comemorou o reitor José de Arimatea de Matos.

    Segundo dados da Comissão, cerca de 12 mil pessoas entre professores, técnicos e alunos estarão aptos a participar da consulta em abril.

    ______________________________________________________
    Casa Junior tem tudo de bom para você


    Com mais de 40 anos de tradição no mercado de moveis e eletrodoméstico! Tudo de bom para você, o preço de avista parcelando em 10x sem juros nos cartões de credito.

    Melhor atendimento e entregar e montagens grátis. 

    Casa Júnior.
    Tem tudo de bom para você.
     

    Acompanhe nossas novidades também no Facebook. Clique para curtir nossa fan Page


    • Blogger Comments
    • Facebook Comments

    0 ► Envie seu comentário:

    Item Reviewed: Conselho Superior da Ufersa aprova instrução normativa para consulta de reitor e vice Rating: 5 Reviewed By: Gidel de Morais

    Seguidores

    Scroll to Top