• ULTIMAS

    Ufersa Caraúbas realiza solenidade de Colação de Grau

    Distante de casa mais de 2.500 km, Luiz Felipe Couto Rodrigues França, de 21 anos, um dos 20 concluintes do curso Bacharelado em Ciência e Tecnologia, da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Campus Caraúbas, que colaram grau nesta quinta-feira, 14. O estudante que é filho de uma diarista é um pedreiro, veio de Petrópolis, no estado do Rio de Janeiro, para cursar universidade, no Campus Caraúbas, localizada na Região do Médio Oeste Potiguar. A intensão inicial era morar na casa de uma tia, em Extremoz, município da Grande Natal, para estudar na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. A Ufersa Caraúbas se tornou a opção mais viável ao tomar conhecimento que a UFRN, na época, em 2012, ainda na adotava o sistema Enem/Sisu para ingresso nos cursos de graduação. Segundo o concluinte, em Petrópolis não há nenhuma universidade pública federal.

     
    Luiz Filipe fala com entusiasmo o sonho de estudar numa universidade federal e afirma que todo sacrifício vale a pena. O bacharel em ciência e tecnologia tem matrícula garantida no curso de Engenharia Elétrica com o semestre previsto para acontecer no próximo mês de fevereiro. “Optei pela área tecnológica pela afinidade que tenho pela matemática”, afirma o estudante que conseguiu cursar BCT dentro do prazo, ou seja, três anos e meio, uma conquista que poucos alunos conseguem.

    As dificuldades, segundo ele, não são poucas, apontando a saudade da família e a questão financeira, principalmente. “Meu pai separou da minha mãe logo depois que vim pra cá, então, não fez mais contato. Sobrevivo unicamente das bolsas oferecidas pela universidade”, afirmou. Luiz Felipe é o mais velho de uma prole de cinco 6 filhos com 21, 19, 11, 09 e 05 anos de idade. “Nos primeiros quatro semestres obtive auxílio morada e nos dois últimos, além da moradia, o auxílio alimentação”, falou. Ele se diz consciente das dificuldades financeira que passa a mãe dele, portanto, não pode esperar nenhuma ajuda da família. “Nesse tempo que estou aqui, fui apenas duas vezes em casa”.

    Luiz Felipe ressalta ainda as boas amizades conquistadas em Caraúbas, não só na universidade, mas também na igreja que frequenta. “Sem Deus acho que não conseguiria. A fé é o que me sustenta”, falou o estudante com lágrimas nos olhos. O concluinte era o único formando sem nenhum familiar presente na solenidade. “A meta agora é estudar mais e quando concluir o curso de engenharia elétrica, daqui a dois anos, o meu lugar será onde houver oportunidade de emprego”, afirmou o bacharel em ciência e tecnologia.

    SOLENIDADE – A solenidade de Colação de Grau da Ufersa Caraúbas reuniu além dos 20 concluintes do Bacharelado em Ciência e Tecnologia, 06 concluintes do curso de Licenciatura em Matemática. Presidida pelo reitor da Ufersa, professor José de Arimatea de Matos, a solenidade de formatura teve como paraninfo, o professor Fabiano da Costa Dantas. “Utilize os conhecimentos adquiridos para ser melhores, críticos e não se deixem manipular”, aconselhou. O professor Fabiano Dantas também ressaltou a importância da humildade. “Não se envergonhem de pedir ajuda”, pontuou, acrescentando “sejam persistentes e agarrem as oportunidades; ousem e sejam profissionais exemplares”. O paraninfo lembrou ainda que “ninguém é sábio demais que não possa aprender”, afirmou ao parabenizar os concluintes.

    Para a oradora das turmas, Enedina Aires da Silva, de Ciência e Tecnologia, a formatura representa mais um sonho realizado. A oradora lembrou aos demais colegas que ciência e tecnologia é muito mais que o conhecimento científico. Durante a graduação, disse a oradora, “amadurecemos e crescemos como profissionais e como pessoas”. Enedina agradeceu ainda o apoio dos pais e dos professores, classificando-os como “nossos gigantes”. A oradora concluiu o discurso lembrando aos demais colegas que a jornada não terminou. “Ainda não é o fim, mas tenho a certeza do nosso sucesso”.

    Ao parabenizar os formandos, a professora Edna Rocha Linhares, diretora da Ufersa Caraúbas, enalteceu a importância da solenidade não apenas para os estudantes. “É um dia importante para a instituição que vê consolidado o trabalho”. A professora reconheceu os esforços dos estudantes e afirmou que a Ufersa Caraúbas continuará de portas abertas para recebê-los nos dois cursos de engenharia oferecidos em Caraúbas: Civil e Elétrica. Dos 20 concluintes do C&T apenas um irá cursar engenharia na Ufersa Mossoró.

    Ao falar aos formandos, o reitor da Ufersa professor José de Arimatea de Matos, ressaltou a consolidação dos quatro campi da Ufersa. Especificamente sobre Caraúbas a criação do primeiro programa de pós-graduação com um curso de mestrado fora da sede central, em Mossoró. O Mestrado Acadêmico em Ensino é uma parceria com a UERN e o IF-RN. O reitor disse ainda que a assistência estudantil ganhará reforço com a conclusão da residência e do restaurante universitário que brevemente serão inaugurados.

    Outra conquista considerada pelo reitor José de Arimatea foi à avaliação do Ministério da Educação que colocou a Ufersa no ranking da melhor universidade do interior do norte/nordeste e a 6ª colocação no ranking regional. “Estamos trabalhando para assegurar toda infraestrutura física para as engenharias”, pontuou. O reitor lembrou aos concluintes de C&T a oportunidade de permanecer na Ufersa tendo a oportunidade de ingressar em uma das 15 engenharias oferecidas pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido.

    JORNADA CONTINUA – A formatura no curso Bacharelado em Ciência e Tecnologia não representa o fim da vida acadêmica. Todos os concluintes da Ufersa Caraúbas vão permanecer nos bancos da universidade para prosseguir no segundo ciclo com a formação de engenheiro. Em Caraúbas são oferecidos os cursos Civil e Elétrica. Juliana Aquino, de Rafael Godeiro, optou pela engenharia civil. Proveniente de escola pública, a concluinte reconhece a importância da Ufersa para vida dela e para região. “Não teria condições de sair para cursar universidade fora”, afirmou. A estudante é a primeira da família a concluir curso superior. “É uma vitória muito grande, pois foram muitas as dificuldades”, resumiu.

    A Ufersa Caraúbas também foi à opção do cearense, Francisco Lucas Oliveira, que saiu de Fortaleza para estudar do médio oeste. “Encontrei cidade muito acolhedora e uma universidade com excelentes professores”, considerou. Lucas, que tem vaga garantida em Engenharia Civi, também é o primeiro da família dele concluir a universidade.

    “Uma vitória conquistada com muito esforço”, considerou a apodiense, Alice Andrade, que vai permanecer na Ufersa Caraúbas ingressando na Engenharia Civil. A concluinte não poupou elogios aos professores e a estrutura encontrada no campus. “Uma excelente oportunidade para os jovens da região, sempre indico para meus amigos, inclusive, meu irmão mais novo, também ingressa no próximo período em C&T”, afirmou.

    MATEMÁTICA – O desejo de ingressar na universidade levou o servidor público municipal, Ubirajara Brito de Morais, ao concluir a Licenciatura em Matemática aos 40 anos de idade. “Muito gratificante. A Ufersa me deu essa oportunidade”, afirmou. Ubirajara elogiou a metodologia semipresencial, bem como as orientações dos tutores presenciais e a através da plataforma a distância. 


    ______________________________________________________ 

    Wilson Agriveterinária! Tudo para o homem do campo e o seu animal

    A Loja Wilson Agriveterinária está localizada na Rua. Dr. Rafael Fernandes, 66, no Centro de Caraúbas/RN e tem tudo para o amigo pecuarista, trabalhamos com as melhores marcas de produtos para pecuária.

    Tudo para o homem do campo e o seu animal, trabalhamos com: Medicamentos em geral, Rações, Motorbombas, motorserras, forrageiras, selas, arreios, botas e muito mais. Passe e confira!!

    Seu animal precisa de alimentação de qualidade, e nós temos o que ele precisa, os melhores produtos, líderes em qualidade.

    Faça-nos uma visita ou entre em contato pelo telefone (84) 3337-2705.
     

    Acompanhe nossas novidades também no Facebook. Clique para curtir nossa fan Page


    • Blogger Comments
    • Facebook Comments

    0 ► Envie seu comentário:

    Item Reviewed: Ufersa Caraúbas realiza solenidade de Colação de Grau Rating: 5 Reviewed By: Gidel de Morais

    Seguidores

    Scroll to Top