• ULTIMAS

    Ufersa abre terça-feira Seminário para discutir educação com inclusão social

    Educação, políticas públicas e inclusão social: saberes, sujeitos e práticas é o tema da conferência de abertura do III Seminário de Ação Afirmativa, Diversidade e Inclusão Social – SEADIS e do III Fórum de Acessibilidade, promovidos pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido, na próxima terça-feira, 17, a partir das 8:30 horas, no Hotel Vila Oeste. A conferência será ministrada pelo professor Daniel Tojeira Cara, que é membro titular do Fórum Nacional de Educação, onde ocupa a cadeira da Campanha Nacional pelo Direito à Educação.

    A solenidade, que vai acontecer no Salão Seridó, será aberta pelo reitor da Ufersa, professor José de Arimatea de Matos e, pela professora Ady Canário, da Coordenação Geral de Ação Afirmativa, Diversidade e Inclusão Social – CAADIS, coordenação responsável pelo Seminário, com o apoio da UERN e do IF-RN e demais entidades parceiras. Antes, haverá apresentação cultural com apresentação de grupo capoeira Origem Angola.

    Á tarde, a partir das 14 horas, ainda no Hotel Vila Oeste, será realizada uma Mesa Dialogada sobre inclusão e cidadania, onde serão abordados os temas:

    Negros e índios no RN: diversidade étnico-racial em perspectiva; com o Prof. Dr. Flávio Rodrigo Freire Ferreira, do IF-RN; Incluir sem desfigurar a política indigenista pós Constituição Federal 1988, com o Prof. Esp. Lúcio Romero Marinho, da UERN; Reflexões sobre a legitimidade das práticas religiosas afro-brasileiras a partir de um estudo em cidades do RN, com a Prof.ª Dr.ª Eliane Anselmo da Silva, da UERN e, A diferença faz a diferença? Pensando a questão da cor em nossos dias, com o Prof. Me. Emanuel Freitas da Silva, da Ufersa. A coordenação dos trabalhos será da pedagoga Maria Marta de Medeiros, do IFRN.

    O III SEADIS prosseguirá no segundo e no terceiro dia, 18 e 19 de novembro, nas dependências do Câmpus Leste da Ufersa Mossoró. “O Seminário objetiva possibilitar a ampliação de conhecimentos, a promoção de diálogos, debates, reflexões, socialização de experiências, apresentação de propostas e resultados de experiências, na indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão”, afirma a professora Ady Canário, coordenadora do SEADIS. A programação é ampla contando com comunicações orais, mesas redondas, minicursos e apresentações orais. Ao todo são mais de 80 trabalhos que serão apresentados. A estimativa dos organizadores é de mais de 600 participantes entre estudantes, professores e demais profissionais. “No dia da abertura estaremos ainda recebendo inscrições para participantes ouvintes”, frisa Ady Canário.

    A programação será desenvolvida em sete eixos temáticos: inclusão, cidadania e políticas públicas; Educação especial, acessibilidade e tecnologias; Diversidade, educação étnico-racial e indígena; Identidades de gênero e diversidade sexual; Educação popular, movimentos sociais e educação do campo; Estudos surdos, políticas educacionais para surdos e formação e atuação do tradutor/ intérprete da Língua; Brasileira de Sinais em espaços escolares não escolares e, Espaço, sociedade e práticas inclusivas acessíveis.

    Confira AQUI a Programação do III SEADIS​


    Acompanhe nossas novidades também no Facebook. Clique para curtir nossa fan Page

    ______________________________________________________

    Mercadinho O Esquinão Rede 10: "Melhores Preços e Melhor Atendimento"

    Mercadinho O Esquinão Rede 10, oferece aos seus clientes amplas instalações, os melhores preços e o melhor atendimento da cidade com uma variedade em mercadorias, como: materiais escolares, gêneros alimentícios, perfumaria, e utilidades em gerais. Venham fazer uma visita.

    Localizado no cruzamento das Ruas Cel. Luiz Inácio com João Gomes de Oliveira, centro – Caraúbas/RN.

    Contato: (84) 3337-2161 ou 9988-0500 
    Organização: João Maria e Loura.
    • Blogger Comments
    • Facebook Comments

    0 ► Envie seu comentário:

    Item Reviewed: Ufersa abre terça-feira Seminário para discutir educação com inclusão social Rating: 5 Reviewed By: Gidel de Morais

    Seguidores

    Scroll to Top