• ULTIMAS

    Poços para pesquisas e para o abastecimento rural

     
    Esta terça, 24, foi histórica para a Universidade Federal Rural do Semi-Árido na Fazenda Experimental da instituição em Mossoró. Dentro de um único ato, a Ufersa inaugurou um novo poço profundo e concedeu o direito de uso de um outro poço existente aos moradores das comunidades ao redor.
    A data se torna histórica porque não é todo dia que se perfura um poço profundo, isso pelas dificuldades técnicas e, principalmente, pelo custo do serviço e com a manutenção. Para conseguir captar água a uma profundidade de 860 metros – como é o caso do poço novo – a universidade do semi-árido investiu cerca de R$ 2,3 milhões. Um alto valor que será compensado com a garantia das inúmeras pesquisas agrárias que são desenvolvidas na fazenda. Atualmente são 5 hectares de plantação sendo irrigada, mas a previsão é que essa área aumente para 32 hectares nos próximos meses com a chegada de novos experimentos agrícolas.

    A vazão do novo poço é de 82 metros cúbicos de água por hora, mas com capacidade de chegar a 100 metros cúbicos por hora dependendo da potência da bomba d’água. O reitor da Ufersa, José de Arimatea de Matos, fez a entrega oficial do novo poço diante de várias autoridades acadêmicas, municipais e de pessoas da comunidade. No discurso, Arimatea reforçou que a Fazenda Experimental da Ufersa terá água garantida para as pesquisas da agricultura, pecuária e para outros importantes projetos desenvolvidos na área como o Centro de Apicultura. “A perfuração desse poço era um compromisso e estamos agora entregando à nossa comunidade acadêmica da graduação e da pós-graduação”, ressaltou o reitor.

    Além da entrega do novo poço, a Ufersa oficializou a concessão de uso de um outro poço já existente na fazenda para a Prefeitura de Mossoró. O Termo de Concessão foi assinado pelo reitor e pelo prefeito Francisco José Júnior. Com o documento, o município fica com o direito de captar a água do poço antigo da Ufersa para atender as famílias das comunidades ao redor da fazenda.  A universidade construiu casa de bomba, montou reservatório de 20 mil litros, instalou cercas, entre outras ações. Em contrapartida, a prefeitura terá a missão de pagar a energia elétrica e cuidar da manutenção do espaço. Uma despesa de cerca de R$ 15 mil por mês. “É um custo benefício que vale a pena, afinal estamos oferecendo água a uma área de seca”, comentou o prefeito.

    Com 769 metros de profundidade, o antigo poço da Ufersa tem uma vazão de 38 metros cúbicos de água por hora. Água potável agora de uso exclusivo para o consumo dos moradores da região. O poço vai beneficiar 3 mil pessoas de 9 comunidades e de 1 assentamento rural. “O poço é de vocês. Esperamos que cuidem e que preservem a água e tudo que foi construído. Isso é patrimônio de todos”, falou o reitor José de Arimatea para os sertanejos que acompanharam a solenidade.

    Moradoras da comunidade do Senegal, em Mossoró, as donas de casa Marcélia Oliveira e Maria das Dores Ferreira comemoraram a concessão do poço. As duas moram a 5 km da fazenda da Ufersa e recorrem a água do poço para o consumo de casa. “Por mês, a minha família consome cerca de 3,5 mil litros. Essa água é usada para cozinhar. Eu não bebo, mas tem muitas pessoas que bebem”, destacou a Marcélia se referindo a salinidade da água que é baixa. As moradoras também falaram da importância de economizar. “Temos consciência e usamos o mínimo de água, o suficiente para os afazeres de casa”, finalizou Maria das Dores.

    Acompanhe nossas novidades também no Facebook. Clique para curtir nossa fan Page


    ______________________________________________________

    Rede Fácil Construir: Caraúbas conta com a mais nova casa de material de construção


    A mais nova casa de material de construção chegou em Caraúbas, trata-se da Rede Fácil Construir.

    Localizada na Rua Coronel Luiz Inácio, Nº 138, no centro da cidade de Caraúbas/RN, próximo da Igreja Assembleia de Deus.

    Com melhor atendimento, produtos inovadores, preços baixos e entrega rápida, garantindo a satisfação do nosso cliente!

    Organização Casa Júnior

    Contatos:
    (84) 3337-2218 / 96452223 / 96452224 / 96452225
    • Blogger Comments
    • Facebook Comments

    0 ► Envie seu comentário:

    Item Reviewed: Poços para pesquisas e para o abastecimento rural Rating: 5 Reviewed By: Gidel de Morais

    Seguidores

    Scroll to Top