• ULTIMAS

    População e Poder Público lotam auditório da VII Conferência Municipal de Saneamento Básico

    A Conferência acontece até o dia 23 no Parque da Cidade, o acesso é livre
    Os desafios da implementação dos instrumentos de gestão estão sendo debatidos na VII Conferência Municipal de Saneamento Básico promovida pela Arsban – Agência Reguladora de Serviços de Saneamento Básico do Município de Natal, que iniciou na tarde de hoje, (21), e contou com a presença da vice-prefeita do Natal, Wilma de Faria, que na ocasião estava representando o prefeito Carlos Eduardo que cumpre agenda em Brasília,  do presidente da CAERN, Marcelo Toscano, dos vereadores Hugo Manso e Klaus Araújo, do chefe de gabinete da prefeitura Jhony Costa, secretários municipais e representantes de diversas entidades e da população que lotou o auditório.

    Durante a abertura da Conferência, o grupo teatral Arte e Movimento apresentou uma peça que de forma lúdica mostrou a importância de todos cuidarem do ambiente onde vivemos; dos cuidados com a água, com o lixo e da importância da reciclagem.

    Na sua fala o presidente da Arsban, Cláudio Porpino disse que o papel da entidade é assegurar o direito do cidadão a um bom serviço e discutir o papel de cada um é fundamental. “Essa peça teatral exemplifica como devemos cuidar da água. O grupo vai se apresentar nos bairros com intuito de conscientizar a população de forma educativa”, disse.

    O presidente da CAERN, Marcelo Toscano, disse que a Arsban é um agente fiscalizador e regulador do órgão e que todos os dias recebe uma ligação para saber sobre as interdições nas vias. “Vamos deixar Natal 100% saneada em 3 anos, estamos fazendo de tudo para causar o menor transtorno possível a população, temos a Arsban como um parceiro”, assegurou.  

    Para a vice-prefeita Wilma de Faria, o papel da Arsban é fundamental para que população tenha assegurado seus direitos. “O desafio de sanear 100% nossa capital é importante, é mais saúde para nosso povo, sem falar que teremos uma cidade mais limpa e saudável. Mas é preciso garantir os acessos e evitar o desperdício. Bom saber que a Arsban está firme e cumprindo o seu papel”, disse.

    O Engenheiro e doutor (UFRN), Cícero Onofre fez a palestra inaugural da Conferência, ele abordou o tema: Os Desafios da Implementação dos Instrumentos de Gestão, e explicou que o saneamento básico engloba o conjunto das mais básicas e fundamentais ações do saneamento ambiental que são: o abastecimento de água de boa qualidade e em quantidade suficiente; a coleta, o tratamento e o destino final controlado dos esgotos e do lixo; a limpeza pública e a drenagem urbana. " É o básico do saneamento ambiental”, disse.

    Confira a programação do dia 22 e 23

    PROGRAMAÇÃO:

    No dia 22, às 8h para debater sobre o Plano municipal de saneamento básico tem palestra do Engenheiro Alceu Galvão – Coordenador de Saneamento da Secretaria das Cidades do Ceará e do Economista Albert Josuá – Secretário adjunto de Habitação e Regulação Fundiária e Projetos Estruturantes de Natal. 

    Às 9h10 para falar sobre regulação dos serviços tem palestra do Engenheiro Marcos Montenegro (Presidente da ABES) e o Professor e Diretor técnico da ARSBAN, Fábio Góis. 

    Às 10h15 para falar sobre prestação de serviços públicos tem palestra do Engenheiro Sebastião Ney(Superintendente do SEMASA-Santo André), Eng. Marcelo Toscano (Presidente da CAERN), Engenheiro Tomaz Neto (Sec. Municipal de Obras de Natal) e Sávio Hackradt (Presidente da Urbana).

    Às 11h05 para falar sobre o Controle social e educação sanitária tem palestra da professora da UFRN, Ruth Ataíde e da presidente da ASSUSSA de Ponta Negra, Maria das Neves.

    A tarde será dedicada aos trabalhos em grupos. 

    23.10

    Na sexta-feira o dia será da sistematização e apresentação das propostas.  
     
     

    Acompanhe nossas novidades também no Facebook. Clique para curtir nossa fan Page

    ______________________________________________________

    Caraúbas AutoMotos: Juntos Realizando Sonhos!

    Adquira sua Moto Honda, Yamaha e Trax, Carro Novos e Usados de várias marcas, como também sua Casa Própria ou seu Terreno, através das linhas de financiamentos ou consórcios na LOJA CARAÚBAS AUTOMOTOS, através de seu representante legal Gildemar Oliveira (Galego da Honda). 

    Na Rua João Gomes de Oliveira, 474 – Centro. Agende uma visita através dos telefones (84) 3337-2290 e 9929-1929. 


    A cada semana uma Promoção Especial Pra VOCÊ. Vá lá conferir.

    • Blogger Comments
    • Facebook Comments

    0 ► Envie seu comentário:

    Item Reviewed: População e Poder Público lotam auditório da VII Conferência Municipal de Saneamento Básico Rating: 5 Reviewed By: Gidel de Morais

    Seguidores

    Scroll to Top